Palestrante Especialista em Liderança

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Liderança ao alcance de (quase) todos

Entrevista Revista Empreendedor em maio de 2004 - Qualquer pessoa pode trabalhar suas características e habilidades e se tornar um bom líder.

A consultora Sonia Jordão afirma que para ser um líder é preciso habilidade para construir e manter o apoio dos seus colaboradores.

Nem todas as pessoas trazem consigo o espírito da liderança. Algumas podem até ser boas administradoras, saber lidar com recursos, papéis, coisas e processos, mas, se não tiverem a habilidade para lidar com outras pessoas, dificilmente serão bons líderes. E se um empreendedor tem esse perfil, ele deve estar ciente de que a presença de um líder é essencial para o êxito de qualquer negócio. É preciso encontrar alguém capaz de transmitir metas claramente e de conduzir a equipe aos melhores resultados, extraindo o máximo do potencial e do talento de cada colaborador. “Organizações vencedoras formam líderes em cada nível da organização, para que estes possam tomar as decisões corretas nos momentos certos, sem depender exclusivamente de seus superiores”, diz a consultora Sonia Jordão, autora do livro A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado.

O bom empresário vai procurar alguém que supra suas deficiências, entre elas a de liderança. Mas isso não o exime da responsabilidade pelo sucesso ou fracasso do empreendimento. Sonia aconselha ao empreendedor que desenvolva habilidades de liderança caso não seja um líder nato. Apesar de uma delas ser delegar funções àqueles que podem melhor executá-las, ele deve acompanhar periodicamente o desempenho de seus subordinados, que devem ser cuidadosamente escolhidos e treinados corretamente para as funções exigidas.

Ser líder não significa apenas ter seguidores; nem todos os líderes são como Gandhi, Abraham Lincoln, Jesus Cristo e muitos outros. Ser líder é conseguir o que se quer através de uma equipe. E qualquer pessoa pode trabalhar suas características e habilidades para se tornar um bom líder, como mostra Sonia na entrevista a seguir. É um caminho árduo, um aprendizado a partir de experiências, que se inicia com o autoconhecimento. 

Empreendedor – O que faz de uma pessoa um líder?

Sonia Jordão – Quando o foco é a organização, podemos dizer que líderes são aqueles que conseguem resultados através de sua equipe. Portanto, qualquer pessoa pode trabalhar suas características e habilidades e se tornar um bom líder. Já um grande líder, desses que marcam como Gandhi, Abraham Lincoln, Jack Welch, Silvio Santos, Antonio Hermírio de Morais, e tantos outros, não dá para ser sem ter nascido líder. Líder é aquele que mantém pessoas que nele acreditam, que possui seguidores.

O primeiro passo para se tornar um líder é procurar se conhecer. Porém, é fundamental que tenha a consciência de que precisa querer aprender e não esperar que alguém venha lhe ensinar. Aprender, principalmente, com as suas experiências. Não é possível tornar-se um líder em um curso de 20 horas. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que você ler irão despertá-lo para os conceitos de liderança. O resto virá no aprendizado diário e sem fim. Para se tornar um grande líder, você precisa trabalhar muito e duro.

Empreendedor – Algumas pessoas parecem predestinadas à liderança. Como esses líderes natos podem aproveitar e aperfeiçoar suas qualidades em benefício próprio – pessoal e profissional – e da empresa?

Sonia – Se o ambiente familiar e escolar ajudar a desenvolver essas virtudes, essas pessoas no futuro serão grandes líderes. A prática da liderança começa na infância e é o melhor caminho. Liderar é lidar com pessoas, e através da experiência acontece o conhecimento de si mesmo e dos outros. Somente através do autoconhecimento é possível crescer como líder.

O atual líder não dá ordens, controla e pune. Ele colabora, orienta, desenvolve conhecimentos e habilidades, apóia-se na solução de problemas e reconhece o esforço e o mérito pessoal. Hoje as pessoas são a razão de existir do novo líder. Se você trabalhar duro em relação à liderança, suas características irão se tornar cada dia mais habituais ou inconscientes. É preciso vontade, esforço e muita dedicação.

Empreendedor – Quais são as falhas e erros mais comuns de um líder?

Sonia – Não se conhecer suficientemente para saber as competências que lhe falta para buscar treinamento ou pessoas com tais capacidades para ajudá-lo; adiar decisões que precisam ser tomadas rapidamente; não suprir seus colaboradores e a si mesmo com os treinamentos necessários; assumir compromissos que não tem capacidade de cumprir; esquecer que a humildade é ponto fundamental para crescer; ter receio de delegar; achar que, porque acerta bastante, está sempre certo; possuir baixa empatia; não se colocar no lugar do outro; ouvir de menos.

Empreendedor – Ser líder não significa fazer tudo sozinho; é saber administrar uma equipe na busca de um objetivo. Como o líder pode extrair o máximo de si e de sua equipe?

Sonia – Hoje, além de dinâmico e audaz, espera-se que o líder seja empreendedor e criativo para trabalhar como membro de equipes ao lado dos demais colaboradores – alguém que saiba dividir as vitórias. A relação do líder com a equipe é a de facilitador com vistas à obtenção de resultados. Se antes atuava como comandante, agora deve adotar o papel de educador, sempre preocupado em aproveitar o potencial e o talento de cada membro da equipe, aproveitando ao máximo as competências individuais.

Nas organizações atuais, está cada vez mais desvalorizada a figura do chefe autoritário e centralizador. Hoje se buscam líderes verdadeiros, que sejam reconhecidos como “desenvolvedores” de pessoas; profissionais que saibam transmitir claramente as metas e conduzir a equipe aos resultados positivos, extraindo o melhor de cada colaborador. As organizações querem líderes que motivem, envolvam e inspirem o grupo, que consigam lapidar os talentos e que descubram novos potenciais, numa relação onde todos ganhem.

Empreendedor – O que fazer quando vários integrantes de uma equipe trazem consigo o espírito de liderança?

Sonia – Líderes e colaboradores precisam uns dos outros para conseguir atingir os objetivos propostos. Algumas pessoas são líderes em algumas situações e não o são em outras. Em uma equipe eficaz os indivíduos agem como integrantes de uma equipe e não individualmente. Não adianta ficar tendo quedas de braço. É preciso descobrir o que anda acontecendo antes de iniciar os trabalhos.

Empreendedor – Um líder precisa se relacionar com outros líderes, muitas vezes em posição hierárquica superior dentro da mesma empresa. Qual deve ser a sua atitude?

Sonia – Somos seres humanos desiguais fisicamente e com temperamentos diferentes, embora semelhantes. Precisamos, assim, analisar psicologicamente os nossos superiores hierárquicos para saber que tipo de pessoa eles são e moldar o nosso comportamento à personalidade deles. Isso é importante para nós, a menos que queiramos arrumar outro emprego. Se quisermos trabalhar, precisamos conhecer as características de nossos superiores hierárquicos e nos adaptarmos a seu estilo de trabalho para termos um melhor relacionamento com ele.

Empreendedor – Por outro lado, qual deve ser o comportamento de um líder quando seus superiores hierárquicos não são líderes?

Sonia – Um bom empresário vai procurar encontrar alguém muito bom naquilo em que ele não é bom. Se, por exemplo, ele não tiver a facilidade para lidar com pessoas, ele poderá ser um bom administrador, mas não será um bom líder. Nesse caso, os líderes complementam os administradores e portanto devem agir com naturalidade. Se agir eticamente com seus superiores e colaboradores, terá uma ótima oportunidade para se tornar indispensável e, com isso, obter boas oportunidades de crescimento profissional.

Empreendedor – O mundo passa por transformações econômicas, sociais e, principalmente, tecnológicas, num ritmo cada vez maior. Qual deve ser a posição de um líder diante de tais mudanças?

Sonia – Ora, liderança diz respeito à mudança, à condução de uma organização ou de um grupo de pessoas. Um líder é alguém capaz de tirar um grupo de onde ele está e levá-lo aonde devia estar. Ele ajuda as pessoas a entenderem os “porquês” e o que devem fazer para chegar à liderança. Por isso, tanto os profissionais de cargos de chefia quanto seus colaboradores precisam saber tomar decisões, pois nem sempre haverá um superior por perto, em momentos de deliberação. Assim, as organizações vencedoras formam líderes em cada nível da organização, para que estes possam tomar as decisões corretas nos momentos certos, sem depender exclusivamente de seus superiores.



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