Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Liderança Consciente

Entrevista para site RH em 30 de abril de 2004 - Saiba quais competências o mercado espera encontrar nas lideranças. Por Patrícia Bispo

Por Patrícia Bispo

Ao longo da história, as empresas procuraram obter melhores resultados e superar a concorrência. Hoje, essa busca ainda é uma constante, só que ocorreu uma mudança: as organizações conscientizaram-se de que não lidam apenas com números, mas também com pessoas que podem se tornar um diferencial para o negócio. Nesse momento, surge a dúvida de como conduzir o capital humano, já que o autoritarismo que antes reinava livre, perdeu a força. Agora é preciso ter uma mentalidade aberta para aceitar as constantes transformações. Dentro desse contexto, surge o papel do líder - um personagem que, cada vez mais, vem sendo solicitado a exercer função estratégica. Em entrevista concedida ao RH.COM.BR, a consultora e a autora do livro "A Arte de Liderar - Vivenciando mudanças num mundo globalizado", Sonia Jordão, fala sobre as características que o mercado procura num líder e como o profissional de RH pode trabalhar as "lideranças" que preferem trilhar o caminho da opressão. Confira!

RH.COM.BR - A liderança é uma competência que nasce com a pessoa ou pode ser desenvolvida?

Sonia Jordão - Algumas pessoas nascem com características de liderança e aquelas que desenvolvem essas características são as que se tornam os grandes líderes quando adultos. Mesmo assim, a liderança pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que quiser, mas para isso é preciso ter vontade, esforço e muita dedicação. Não é possível tornar-se um líder em um curso de 20 horas. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que a pessoa venha a ler irá despertá-la para os conceitos sobre liderança. O resto virá como o aprendizado diário e sem fim.

RH - Hoje, quais as principais características que o mercado procura num líder?

Jordão - Um bom líder precisa possuir algumas virtudes. Entre elas, acho mais importantes as seguintes: competência - sinônimo de "CHÁ": conhecimento, habilidades e atitude/ação -, imparcialidade, ética - integridade e honestidade -, entusiasmo, empatia, autoconfiança, sensibilidade, humildade, saúde, autoconhecimento, motivação e inteligência acima da média. É também fundamental que o líder goste de se relacionar com pessoas, que saiba ouvir e que seja observador.

RH - Qual o maior desafio para um líder?

Jordão - Acredito que a melhoria contínua deve ser o maior desafio do líder. Mas, um outro grande desafio da liderança em tempos de mudanças é conseguir gerir-se e ajudar seus colaboradores a fazerem o mesmo. Os líderes precisam conhecer tanto seus pontos fortes, para poder usá-los da melhor maneira, quanto seus pontos fracos, para buscar colaboradores que possam supri-los. Só assim conseguirão ajudar seus liderados a crescerem e melhorar até o que estiver ótimo.

RH - Como o líder pode conseguir resultados satisfatórios em momentos de crise?

Jordão - Hoje, além de dinâmico e audaz, espera-se que o líder seja empreendedor e criativo para trabalhar como membro de equipes ao lado dos demais colaboradores, ou seja, alguém que saiba dividir as vitórias. A relação do líder com a equipe é a de facilitador com vistas à obtenção de resultados. Se antes o líder atuava como comandante, agora deve adotar o papel de educador, sempre preocupado em aproveitar o potencial e o talento de cada membro da equipe trabalhando ao máximo as competências individuais. Hoje as organizações buscam profissionais que saibam transmitir claramente as metas e conduzir a equipe aos resultados positivos, extraindo o melhor de cada colaborador. As organizações querem líderes que motivem, envolvam e inspirem o grupo, que consigam "lapidar" os talentos e que descubram novos potenciais, numa relação onde todos ganham.

RH - Que mecanismos a liderança pode utilizar para estimular a criatividade da sua equipe?

Jordão - Para fazer de forma diferente aquilo que todos fazem de uma mesma maneira, pensar uma nova forma, mais prática, melhor, mais barata ou mais rápida de fazer as suas atividades e aí conseguir atingir os resultados esperados. Os líderes precisam se preocupar com as pequenas coisas, necessitam ser flexíveis e abertos às novas idéias, identificar em seus métodos atuais de trabalho as ineficiências e as atividades que não agregam valor. Assim conseguirão melhorar todos os dias e com isso irá motivar as pessoas a pensarem criativamente e estará melhorando toda a organização.

RH - Infelizmente, há "líderes" que preferem recorrer à opressão ao invés de utilizar o diálogo. É possível trabalhar um novo perfil para essas pessoas?

Jordão - Se essas pessoas quiserem mudar o comportamento, é possível, mas somente com essa condição. Portanto, a primeira condição é fazer com que esses "líderes" entendam que atualmente, na maioria das organizações, não se obedecem mais ordens, pelo menos sem que haja uma boa razão para isso. Comando e controle, baseados na mentalidade militar, eram apropriados até os anos 80, num clima social diferente e num ambiente empresarial estável. Hoje, essa estabilidade acabou e o que existe é um ritmo frenético de mudança. No seu lugar surgiram novos valores como auto-estima e responsabilidade individual.

RH - O profissional de Recursos Humanos pode ajudar um líder opressor a mudar seu comportamento?

Jordão -Primeiramente, o profissional de Recursos Humanos precisa ajudar o líder a conhecer a ele mesmo. Dessa forma, a liderança podera identificar as suas características positivas e negativas, inclusive, para poder trabalhá-las. Como isso pode ser feito na prática? Uma opção é através da adoção de avaliação periódica, onde o RH tem a oportunidade de dar um feedback ao líder. Além disso, o profissional de RH também deve ficar atento para mostrar ao líder a importância dele estar sempre aberto para ouvir as pessoas, estar disposto a crescer, seja como indivíduo ou profissional, e é fundamental que a liderança esteja preparada para aceitar mudanças. Hoje, o autoritarismo não mais funciona e o líder deve estar consciente de que ele não só trabalha com números ou papéis, mas que ele convive com pessoas.

Patrícia Bispo - Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual http://www.rh.com.br/ler.php?cod=3797&org=3



Compartilhe: