Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Todo ser humano é insubstituível!

Acredito que cada ser humano tem um potencial enorme dentro de si. O que os líderes precisam é descobrir qual é o potencial de cada colaborador e direcioná-lo para onde ele possa dar o seu melhor. Por Roberto Patzlaff

Por Roberto Patzlaff

Na sala de reuniões de uma multinacional, o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra um gráfico e, olhando nos olhos de cada um, ameaça: “Ninguém é insubstituível.”

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente, um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta? Diz o diretor.

- Tenho sim. Um colaborador responde. E Beethoven?

- Como? – o encara o gestor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível. E quem substituiu Beethoven?

Silêncio na sala por alguns instantes.

Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso?

Ouvi essa estória há poucos dias e pensei em comentar um pouco sobre isto.

Muitas empresas, e principalmente alguns gestores, ainda pensam que os profissionais são apenas números dentro da organização, como se fosse fácil trocar um. Pensam que é só demiti-lo e logo colocar outro no lugar. Não sabem que a desvalorização do profissional e a falta de humanidade para com os colaboradores são alguns dos motivos que fazem com que muitas empresas fechem suas portas. O maior desafio para elas será o de descobrir e reter talentos.

Todos os nomes citados marcaram a história porque faziam o que gostavam e era o que faziam realmente bem. Eles lapidaram todo o seu talento e sempre procuravam melhorar. E acredito que todos eles foram e sempre serão insubstituíveis.

Acredito que cada ser humano tem um potencial enorme dentro de si. O que os líderes precisam é descobrir qual é o potencial de cada colaborador e direcioná-lo para onde ele possa dar o seu melhor.

E você, acredita ser insubstituível? Pois você é aquilo que acredita ser. Acredite, você é insubstituível! Todo ser humano é insubstituível! É Único!

Desejo que encontre todo seu potencial que tenho certeza que existe dentro de cada ser humano!

Roberto Patzlaff é pós-graduando em Psicodrama, MBA Executivo em Gestão Empresarial, Formado em Mkt. Practitioner em Programação Neurolinguística. Master Mind.Biodanza.Eneagrama. Palestrante, consultor e articulista.

Site: www.rbrasilconsultoria.com.br

e-mail: roberto@rbrasilconsultoria.com.br



Compartilhe: