Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Dicas para o dia a dia

Cozinha e culinária

1 - Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.

2 - A massa de panqueca ficará mais leve se você colocar um pouco de cerveja nela.

3 - Requeijão caseiro: 2 litros de leite, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto. Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme!

4 - Para que o fígado não endureça, tempere-o com um tomate maduro amassado.

5 - Quando for fazer qualquer carne à milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.

6 - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

7 - O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

8 - Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

9 - Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.

10 - Quando fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refrataria cheia de água para evitar que a carne resseque.

11 - Para conservar o aipim por um mês, descasque, lave, seque e guarde em um saco de plástico fechado dentro do congelador.

12 - Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.

13 - Antes de fritar a polenta, passe-a na farinha de trigo. Assim, ela ficará mais macia e com uma crosta crocante.

14 - Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.

15 - Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.

16 - O peixe assado não grudará na forma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

17 - O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.

18 - Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque no frasco algumas folhas de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.

19 - Quando você cozinhar beterrabas, aproveite essa mesma água no cozimento do feijão. O sabor ficará especial.

20 - Para que o frango fique mais macio, coloque uma pitada de fermento em pó na água do cozimento.

21 - Para deixar o frango à milanesa mais gostoso, misture manjericão fresco picado na farinha de rosca que será utilizada para empanar.

22 - Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o antes na geladeira por 1 hora. Assim, a farinha irá aderir melhor ao frango na hora da fritura.

23 - Os bifes dourarão mais rápido se você acrescentar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.

24 - Quando preparar omeletes ou suflês, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão muito mais.

25 - Para o bife à milanesa ficar com aquela casquinha crocante, você deve passar os bifes na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.

26 - Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira de 10 a 15 minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.

27 - Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

28 - Pode-se evitar que a gordura queime, durante as frituras,colocando na frigideira uma cenoura pequena. Ela vai tirar qualquer cheiro de queimado.

29 - Um truque para que a fritura fique bem sequinha: antes de levar a gordura ao fogo acrescente uma colherinha de álcool. Mas, lembre-se que a gordura deve estar fria, para evitar que o fogo se forme na frigideira!

30 - Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo.

31 - Um dente de alho no óleo das frituras absorve o cheiro e o excesso de gordura.

32 - Os ovos fritos ficarão com as claras bem brancas e sem beiradas esturricadas se, logo após terem sido colocados na frigideira, receberem uma ligeira borrifada de água fria.

33 - Purê de batata requentado: adicione um pouco de leite e bata vigorosamente com uma colher de pau.

34 - Repolho roxo, cozido e não desbotado: adicione a água do cozimento gotas de limão ou vinagre.

35 - Para deixar o repolho claro e macio, acrescente a seu cozimento um pouco de leite.

36 - O arroz ficará mais gostoso se depois de pronto você colocar um pedaço de manteiga e misturar com um garfo.

37 - O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.

38 - Para que a omelete não grude no fundo da frigideira, esfregue sal no local antes de colocara a mistura.

39 - Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.

40 - Um pouquinho de pimenta-do-reino no queijo ralado dará um toque especial à macarronada.

41 - Polenta mais saborosa: experimente fazê-la cozinhando o fubá com um caldo de carne.

42 - Dê um sabor especial ao vinagre colocando na garrafa uma azeitona verde.

43 - Para couve ficar macia: depois de rasgadas, deixe-as de molho por alguns minutos em uma vasilha com água quente. E ao refogar, use manteiga com bastante alho cortado e bem fininho.

44 - Purê de batata leve e fofo: esprema-as ainda quentes, por isto, cozinhe-as sem cascas. Um pouco de leite em pó deixará seu purê leve como suflê.

45 - Para dar sabor especial ao peixe, deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.

46 - Se você não tem paciência e nem tempo de descascar o alho toda vez que prepara a comida, peque uma quantidade de alho em que você usa na semana toda, descasque e esprema em um vidro, cubra com óleo e guarde na geladeira. Pode ser guardado durante uma semana.

47 - Para reduzir o cheiro de peixe no ar, ponha suco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Isso diminuirá a fumaça e o cheiro.

48 - Para tirar o amargo da berinjela, deixe-a de molho na água com um pouco de sal e vinagre por meia hora.

49 - Excesso de sal na comida? Coloque batatas cruas no feijão ou outro cozido. Elas retiram o excesso de sal.

50 - Bifes mais dourados. Ponha uma pitada de açúcar no óleo de fritura. Os bifes ficarão dourados.

51 - O arroz queimou? Se você puser uma cebola cortada ao meio na panela desaparece o cheiro de queimado.

52 - Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.

53 - Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.

54 - Para que as tiras de bacon não enrolem na hora de fritar, deixe-as antes de molho em um pouco de água. Seque e só depois frite. Outra opção seria furar as tirar com um garfo e leve-as ao óleo ainda frio.

55 - Utilize sacos plásticos para guardar alhos, pois assim eles se conservam melhor.

56 - Para guardar os ovos coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.

57 - Para amaciar o frango, coloque uma pitada de fermento em pó no tempero. 58 - Gelatina: use leite no lugar de água. Atenção: não prepare com sabores de frutas cítricas, pois vai talhar/azedar.

59 - Se você quiser que o peixe congelado fique com sabor de peixe fresco, descongele-o diretamente no leite.

60 - Para evitar que o açúcar fique empedrado, coloque dentro do recipiente algumas bolachas salgadas.

61 - Para apagar a churrasqueira, jogue um punhado de sal sobre as brasas.

62 - Para que a couve flor não escureça durante o cozimento, ponha na água meia xícara de leite.

63 - Para absorver a umidade, misture ao sal do saleiro alguns grão de arroz ou feijão.

64 - Se tiver um espaço sobrando na gaveta da geladeira, saiba que é um ótimo lugar para guardar o feijão, desde que ele esteja dentro de um saco plástico bem fechado.

65 - As folhas de alface conservarão como novas na geladeira se você colocar perto delas, um limão partido.

66 - Para fazer um delicioso purê de batatas, esprema as batatas ainda quentes e cozinhe-as já descascadas. Pouco antes de servir misture delicadamente uma clara batida em neve.

67 - Ao cozinhar as verduras, coloque uma colherinha de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras. Evite usar o bicarbonato porque ele elimina as vitaminas.

68 - Evite que a couve-flor escureça durante o cozimento. Coloque na água uma colher de sopa de leite e deixe a panela sem tampa.

69 - Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará mais gostoso e cheiroso.

70 - As garrafas de café ficarão sem odor ou cheiro, se colocar dentro delas, por mais ou menos 10 minutos, uma solução de água quente e sal. Depois é só enxaguar.

71 - O abacaxi é indicado como a melhor sobremesa para churrascos. A fruta contém uma substância digestiva chamada bromelina que facilita o processamento da carne pelo estômago.

72 - Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água, possibilitando que sejam catados e jogados fora.

73 - A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o chá é indicado para inflamações na bexiga. Mas lembre-se, para que a maçã descascada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.

74 - Na hora de fazer uma lasanha, você pode utilizar um procedimento simples para deixar a massa mais saborosa. Em primeiro lugar, evite o cozimento da massa antes de ir ao forno. Basta colocar a massa de molho em uma bacia de leite frio de um dia para o outro. Depois do molho é só montar o prato e levá-lo ao forno. Não deixe de colocar leite suficiente para cobrir toda a massa, pois parte do líquido é absorvido pela massa, deixando-a mais gostosa e fofinha.

75 - Às vezes, ao fazer uma salada, a aparência e consistência dos tomates é muito flácida. Basta cortar os tomates no sentido vertical para eles ficarem mais firmes.

76 - Bifes de fígados macios: Para que os bifes de fígado fiquem macios, acrescente um pouquinho de leite ao temperar.

77 - Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

78 - Pó de café mantém o sabor por mais tempo se for guardado num recipiente bem fechado, dentro da geladeira.

79 - Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na geladeira.

80 - Para o arroz ficar mais solto e saboroso: Pingue algumas gotas de limão no arroz, enquanto está sendo cozido.

81 - Para que o feijão fique mais saboroso: junte, no momento de levar ao fogo, um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e cebolinha verde. Para os que preferem alimentos mais fortes, pimenta-do-reino moída na hora é um tempero que vai muito bem com feijão.

82 - Dê um toque especial ao café. Acrescente pau de canela. Desta forma o café ganha um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.

83 - Para amaciar uma peça de carne deixe-a por algumas horas numa mistura de azeite e vinagre.

84 - Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.

85 - Experimente fazer a polenta (angu mole com molho) cozinhando o fubá no caldo de carne. Sua receita ficará ainda mais deliciosa.

86 - Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará mais gostoso e cheiroso.

87 - O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

88 - As claras dos ovos muitas vezes são desperdiçadas quando precisamos só da gema. Para não jogá-las fora e conservá-las por mais tempo, coloque cada clara em um recipiente individual das fôrmas de gelo, depois cubra a fôrma de gelo com um plástico aderente. Assim as claras vão durar muito mais.

89 - Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.

90 - O segredo para os tomates amadurecerem com um colorido mais rico e com a polpa mais saborosa e suculenta é deixá-los no escuro. Os tomates, quando deixados à luz solar, ficam esbranquiçados e massudos. Por isso, é aconselhável colocá-los dentro de um armário embrulhados em um papel grosso até amadurecerem. Quando estiverem maduros, conserve-os em geladeira, retirando-os só na hora de usar.

91 - Para que a couve-flor não escureça, junte à água de seu cozimento uma colher das de sopa de leite e não tampe a panela.

92 - Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.

93 - Para tornar a cebola mais digestiva deixe-a de molho, com casca, por uns minutos antes de usá-la.

94 - Use manteiga com bastante alho cortado bem fininho para refogar a couve.

95 - Para evitar que se forme mofo na lata de extrato de tomate guarde o que sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de cobrir com um pouco de azeite ou óleo.

96 - Quando cozinhar arroz, depois de pronto, retire a panela do fogo e coloque-a sobre um pano molhado em água. Isso faz o arroz soltar do fundo.

97 - O pior da fritura é a gordura que espirra. Imagine que isso pode ser evitado salpicando sal no fundo da frigideira antes de acrescentar alimentos ou gordura.

98 - Quando for preparar omeletes, acrescente 1 colher de sopa de água para cada ovo. Bata tudo como de costume e prepare as omeletes. Você vai ver como ficam muito mais macias.

99 - Para conseguir bater as claras em neve com perfeição, é necessário que estejam em temperatura ambiente. O recipiente e batedor ou garfo que for utilizar devem estar perfeitamente secos e sem traços degordura. Acrescente algumas gotas de limão. Ficarão no pontorapidamente.

100 - Coloque algumas folhas de louro secas no pote onde guarda a farinha. Assim, evitará o aparecimento de bichinhos. 

101 - Ao fritar o peixe, coloque um galhinho de salsa no óleo da frigideira. Ele fica mais cheiroso e saboroso.

102 - Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água, possibilitando que sejam catados e jogados fora.

103 - Para a feijoada ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo de caldo de laranja.

104 - Um dos piores tormentos na hora de fazer uma fritura é o óleo espirrar. Para evitar isso, quando temperar os bifes adicione o óleo juntamente com o tempero e nunca na frigideira. Outra dica é salpicar um pouco de sal no fundo da frigideira antes de acrescentar os alimentos.

105 - Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar. Para evitar que a calda de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.

106 - Para descascar ovos de codornas depois de cozidos, pegue uma tesoura e faca um corte do lado mais chato (mais gordo) do ovo, onde fica a bolsa de ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.

107 - Para que o repolho fique mais macio e saboroso é muito fácil. Depois de picar ou ralá-lo, é só colocá-lo em uma travessa funda e despejar sobre ele água fervendo até cobri-lo todo. Deixe descansar por uns 5 minutos, escorra a água e aí é só usar temperos ao seu gosto.

108 - Quando for preparar bacon no forno de microondas, forre um prato de vidro com três folhas de papel-toalha e coloque por cima as fatias de bacon, lado a lado. Cubra com mais três folhas do mesmo papel e leve ao microondas, em potência alta, por 4 ou 5 minutos, dependendo da marca do seu aparelho. Espere 2 minutos antes de comer o bacon, que estará crocante e sequinho.

109 - Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.

110 - Não jogue fora a casca da batata. Frite em óleo quente, tempere com sal e sirva como aperitivo.

111 - Não use margarina para untar forma, pois por conter água na sua composição, quando aquecida faz ressecar e grudar a massa na forma, prefira a manteiga ou óleo.

112 - Para o inox ficar mais brilhante lave a peça com sabão em pó.

113 - Para não derramar o leite quando ele está fervendo coloque no fundo da leiteira um pires de porcelana, virado com a boca para baixo. Outra dica é colocar uma colher dentro da leiteira antes do leite ferver.

114 - Como fazer para que a carne na panela de pressão fique bem macia? Uma boa dica é cozinhar a carne (lagarto, peixinho, capa de filé) inteira na cerveja, além de dar maciez à carne ela desmancha-se e o que é melhor não fica com gosto de cerveja. Proporção: 1 latinha para 1 kg de carne.

115 - Guardando o extrato de tomate: Para guardar aquele extrato de tomate que sobrou na lata, utilize o seguinte recurso: coloque a sobra em um recipiente de vidro ou louça, depois cubra com óleo de cozinha ou azeite, e guarde na geladeira.

116 - Um bolo de carne moída fica mais gostoso quando se mói a carne com um pouco de toucinho defumado.

117 - Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.

118 - O filtro de papel para café também são ótimos para coar o óleo usado em frituras.

119 - Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

120 - Para tirar cheiro da garrafa térmica, coloque água quente e sal dentro da garrafa e deixe por 20 minutos.

121 - Antes de colocar rodelas de cebola na salada, deixe-as de molho por 15 minutos na água. Além de mais saborosas elas perderão aquele gosto forte.

122 - Deixe para picar o pimentão após a cebola. Ele tirará facilmente o cheiro de cebola das mãos. Para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos com água e sabão.

123 - Torresmos não são nada saudáveis, mas deliciosos. Eles ficarão mais macios e crocantes se você respingar cachaça enquanto eles estiverem dourando na panela.

124 - Suco de casca de abacaxi: Lave-o bem antes de cortar. Coloque as cascas em uma vasilha com 1 litro de água e deixe quieto por 24 horas. Após este tempo, basta coar e adoçar a gosto.

125 - Para fazer uma torta de arroz, bata 3 gemas e arroz suficiente para 4 pessoas no liquidificador até que vire uma pasta. Acrescente uma pitada de sal e em seguida, misture uma caixinha de creme de leite à mistura de ovos e arroz. Derrame tudo numa travessa untada com margarina e cubra com bastante queijo ralado e/ou mussarela. Leve ao forno por ± 20 minutos.

126 - Quando preparar frango frito ou frango à passarinho, ponha uma colher de maisena na gordura bem quente. Eles irão ficar dourados, sequinhos e evitará que grudem na panela.

127 - Para recuperar o queijo que ficou duro, é só deixá-lo de molho no leite de um dia para o outro.

128 - Para tirar a acidez do café acrescente um pouco de sal ao pó no coador.

129 - Para não alterar a consistência da massa de suas receitas, não use manteiga ou ovos gelados. A sua receita irá ficar da maneira que você imagina, sem alteração!

130 - As claras em neve crescerão mais se forem acrescentadas 3 gotas de limão ou uma pitada de sal.

131 - O arroz ficará mais gostoso se lhe forem acrescentados uma folha de louro e um ramo de tomilho na hora de cozinha-lo. E depois de pronto, não deixe de colocar um pedaço de manteiga. Misture com o próprio garfo.

132 - Para dar a cor dourada ao bifes, coloque na hora da fritura uma colher de sobremesa de massa de tomate.

133 - Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal. E para o bacalhau ficar macio e mais gostoso, depois de tirar o sal coloque-o de molho em leite.

Vestuário

1 - Zíper emperrado? Esfregue sobre ele (perto da alça) um sabonete novo e seco. Passe um lápis preto comum (nº 2), riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.

2 - Antes de lavar as camisas, aplique shampoo nos colarinhos. O shampoo tira a gordura e facilita a lavagem.

Limpeza

1 - Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.

2 - Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

3 - Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

4 - Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

5 - Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.

6 - Para tirar as manchas amareladas da panela depois de uma fritura, ensaboe a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela estiver quente.

7 - Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.

8 - Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com esponja de aço. Assim as manchas sairão mais rápido.

9 - Para limpar o forno de microondas, coloque uma vasilha com água e ligue no forno por 2 minutos. E então, passe um pano ou papel toalha e seque em seguida.

10 - Para tirar qualquer odor do microondas, limpe seu interior com um pano embebido numa solução de bicarbonato e água morna.

11 - Utensílios de isopor: Para limpá-los, lave com água e bicarbonato e não use sabão!

12 - Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.

13 - E para manter a geladeira sempre cheirando bem, molhe um chumaço de algodão em baunilha e deixe-o dentro da geladeira. Troque sempre que for necessário.

14 - Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã.

15 - Ponha dentro da garrafa térmica água bem quente e sal e deixe descansar por dez minutos. Você verá que o mau cheiro desaparecerá.

16 - Microondas. Para tirar o cheiro do microondas, limpe o interior dele com um pano embebido numa solução de bicarbonato de sódio e água morna.

17 - Para tirar o cheiro forte de vasilhames de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. Se ainda continuar deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.

18 - Quando o abridor de latas ficar preto, deixe-o de molho no vinagre por uma noite e no dia seguinte, esfregue-o com saponáceo. Ele ficará limpinho.

Diversas

1 - As pilhas gastas e velhas ainda podem ser reaproveitadas por mais algum tempo. Basta fervê-las com água. A fervura funciona como carga nova.

2 - Não precisa usar lâmina nova cada vez que se depilar. A gilete se conservará afiada se, logo após o uso, for lavada e guardada imersa em um recipiente com álcool.

3 - Se quando comprar um sapato de couro e ele for muito duro, experimente passar amaciante por dentro.

4 - Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.

5 - Se você não tem pedra de afiar ou afiador, use a base de uma caneca de cerâmica. Passe a faca com firmeza e cuidado. Repita o movimento várias vezes na mesma direção.

6 - Detergente mais eficiente. Torne o detergente mais eficiente dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.



Compartilhe: