Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Não desista dos objetivos da vida

Se tivermos um projeto de felicidade, é preciso investir nele e considerar também a possibilidade de mudanças na estratégia. Por Ricardo dos Santos

Por Ricardo dos Santos

Certa vez, um homem plantou uma roseira e passou a regá-la constantemente. Assim que ela soltou seu primeiro botão, que em breve desabrocharia, o homem notou espinho sobre o talo e pensou consigo mesmo: “como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinho?”. Entristecido com o fato, ele se recusou a regar a roseira e antes mesmo de estar pronta para desabrochar a rosa morreu.

Isso acontece com muitos de nós com relação a nossa semeadura.

Plantamos um sonho, e quando surgem às primeiras lavouras fazemos planos de felicidades, desejamos colher flores perfumadas e quando percebemos os desafios que se apresentam, logo desistimos e o nosso sonho não se realiza. Os espinhos que se apresentam são exatamente os desafios para que possamos superá-los. Se encontrarmos pedras no caminho é para que aprendamos a retirá-las e dessa forma, nossos músculos se tornam mais fortes. O que geralmente ocorre é que não prestamos muita atenção na forma de realizar nosso objetivo e por isso, desistimos com facilidade e até justificamos o fracasso lançando a culpa em alguém ou em alguma coisa. O importante é que tenhamos sempre em mente que se desejamos colher flores, temos que preparar o solo, selecionar cuidadosamente as sementes, plantá-las, regá-las e só depois colher.

Se tivermos um projeto de felicidade, é preciso investir nele e considerar também a possibilidade de mudanças na estratégia. Se, por exemplo, desejamos um emprego estável, duradouro, e não estamos conseguindo, talvez tenhamos que rever a nossa competência e a nossa disposição de aprender. Não adianta jogar a culpa nos governantes nem na sociedade, é preciso antes de tudo fazer uma avaliação das nossas possibilidades pessoais.

Há pessoas que, como o homem que deixou a roseira morrer, deixam seus sonhos agonizarem por falta de cuidados ou diminuem seu tamanho. Vão se contentando com pouco, na esperança de sofrer o mesmo. O ideal é estabelecer um objetivo e investir esforço para concretizá-los.

Se no percurso aparecer alguns espinhos, é que estamos sendo desafiados a superar, e jamais a desistir.

Pense nisso!

Ricardo dos Santos é gerente administrativo, bacharel em teologia, técnico em informática gerencial e técnico em administração.



Compartilhe: