Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Sou um administrador. E agora?

Motivar a participação, a criatividade, saber ouvir, delegar e acreditar na competência de nossos funcionários é sinal de maturidade administrativa. Por Idacil Santos do Amarilho

Por Idacil Santos do Amarilho

A minha tarefa geral como Administrador será criar dentro da empresa um ambiente que facilite a obtenção de seu objetivo. Ou seja, o Administrador é responsável pelo ambiente em que seus subordinados trabalham.

O Administrador hábil cria condições condizentes ao trabalho efetivo.

  • Por outro lado, nunca deveremos esquecer as funções básicas do Administrador, que são: Planejar. Pensar futuro e tomar decisões antecipadas. Planejar as operações de seus subordinados, selecionar objetivos e procedimentos para atingi-los.
  • Organizar. Envolve a determinação e enumeração de atividades necessárias para atingir os objetivos.
  • Dirigir. Orientar e supersionar os subordinados, dirigindo-lhes o trabalho.
  • Controlar. Comparar o planejado e o realizado, medir os resultados efetivos e corrigir os desvios negativos, assegurando a realização dos planos.

Já é tempo dos Administradores olharem com olhos críticos e refletirem sobre uma Perestróika, a queda do muro de Berlin, a unificação das alemanhas, a Comunidade Econômica Européia, o desenvolvimento dos tigres asiáticos e, mais ao seu lado, os movimentos populares pró-democracia, os mutirões, as associações de bairro, de preservação da natureza, além de diversas iniciativas bem sucedidas na aplicação da gestão participativa, para entenderem que é vital à sua empresa e país a participação de todos na administração para conseguirmos vencer a apatia que aí está, e recuperarmos nossa capacidade de produzir, de competir e se desenvolver.

É, pois, o momento de participar; de criar um estilo de gerenciamento próprio adaptando à nossa cultura, estudando as técnicas e os princípios que já lograram êxito; analisando nossas falhas, trocando experiências; buscando soluções conjuntas e motivando a todos para um mutirão intelectual, de modo de readquirirmos a competitividade ampla de nossas empresas.

Os caminhos não serão fáceis. Será necessário apoio e comprometimento da alta administração, muita persistência, treinamento e paciência.

Deveremos estar preparados para aceitar os erros, enfretarmos resistências, desconfianças, ceticismos, lutas de poder, afinal, estaremos mudando uma cultura rigida, enraizada, forte como um carvalho, por outra mais fina, esguia e flexivel como um bambu, para resistir aos furacões que estão por vir.

Mudar não é somente um ato de coragem, mas de bom senso.

Motivar a participação, a criatividade, saber ouvir , delegar e acreditar na competência de nossos funcionários é sinal de maturidade administrativa. É vontade de ser mais competitivo, de crescer, se firmar num mercado livre, sem fronteiras.

É viver sem medo.

Sobre o papel do Administrador, como em qualquer área do trabalho humano, muito mais poderia ser dito. Ferramentas e técnicas devem ser adquiridas e usadas. Técnicas e quaisquer tipo de processos e procedimentos devem ser aprendidos.

E Administradores que realmente entenderem estes princípios serão bem sucedidos. 

Idacil Santos do Amarilho - Administrador - Porto Alegre - RS

E-mail: idacil@terra.com.br



Compartilhe: