Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

De gago a professor de oratória

O segredo do sucesso para aqueles que sofrem da gagueira emocional está em melhorar a sua auto-estima. Por Acácio Moraes Garcia

Por Acácio Moraes Garcia

Nem tudo está perdido para os gagos ou medrosos de falar em público. O dr. Acácio Moraes Garcia, diretor do Instituto Motivacional de Criatividade e Expressão Verbal, é um exemplo vivo desse problema que tanto angustia as pessoas nervosas, tímidas e apavoradas com esse cacoete na hora em que necessitam falar a um determinado grupo, inclusive em festas, aniversários nas casas de amigos e parentes. Acreditem, foi gago até aos 15 anos de idade; hoje é professor de oratória, conhecido no Brasil, e está com sua agenda lotada com cursos e palestras até dezembro deste ano. (Veja agenda: www.acacioadv.com.br).

Criatividade é o que não lhe falta.

Descobriu que, com relaxamento, respiração adequada, tranqüilidade e falar cantando era o caminho do sucesso. Mais tarde, fez Direito e aproveitando o seu aprendizado (como GAGO) em vencer a gagueira e as barreiras do trauma de falar em público, resolveu transmitir toda a sua auto-didática através do seu curso de oratória e suas palestras-shows motivacionais de criatividade para as empresas e órgãos públicos.

O segredo do sucesso para aqueles que sofrem da gagueira emocional, diz ele, está em melhorar a sua auto-estima e amadurecer-se para a batalha contra o medo de falar com uma ou mais pessoas.

"Lembro-me, quando criança, que logo ficava vermelho, misturava tudo o que ia dizer, tremia e suava frio, antes de falar com alguma pessoa. Esse pesadelo aumentava quando, na escola, chegava o momento de apresentar trabalhos em sala de aula". Mas sempre sonhava em transformar esse problema em solução para o próprio sucesso, bem como para resolver o trauma de pessoas com o mesmo defeito. Descobriu, em seu curso superior e nas especializações na área da Psicologia, que os neurônios obedecem às palavras, isto é, se você comanda palavras positivas e elogiosas repetidas ao cérebro, ele, aos poucos, vai acreditando e encontra uma solução para o entrave.

Outro fator importante na vitória contra a gagueira e o medo de falar em público, diz ele, é a recuperação da auto-estima. O gostar de se ver na gravação de uma apresentação e o elogio de um professor ou de um amigo são um passo milagroso para a performance da cura e do prazer em falar com outras pessoas e também de falar em público para grupos maiores.

Ele palestrou meses atrás para mais de 3.500 pessoas; ao invés de pensar que estava falando em público; segundo ele, fez de conta que estava conversando descontraidamente com um grupo de amigos e tudo saiu natural.

Em seus cursos de Oratória, que é conhecido como o mais prático do Brasil, ele criou vinte técnicas práticas diferentes para cada participante.

O grupo é formado de 20 participantes,no máximo . Na primeira hora, os alunos passam por uma explosão de motivação, descontração e entusiasmo. Em seguida, cada aluno aprende a elogiar o seu colega a cada exercício de dicção, apresentação de trabalhos, improvisos, debates, saudações, pequenas palestras com perguntas, teleconferências, que logo depois serão filmadas e apresentadas no telão. Cada aluno observa o Feed-back, e repete, descontraidamente, o mesmo exercício, quantas vezes desejar, sempre orientado pelos próprios elogios.

Com o objetivo de melhorar o desempenho de seus aprendizes, o professor Acácio criou o Clube de Oratória. Assim, o ex-aluno pode repetir, gratuitamente, o curso, aperfeiçoando-se sempre mais.

A cada repetição, o aluno lapida a pedra bruta, transformando-a em preciosa. O treinamento é tão alegre e descontraído que muitos dos presentes consideram uma verdadeira terapia.

Seguem, abaixo, algumas dicas para melhorar a gagueira e o medo de falar em público:

  • Ria bastante, brinque, relaxe, descontraia-se com você mesmo.
  • A mente lúdica aceita melhor os treinamentos.
  • Coloque uma das mãos no diafragma e a outra nas costas. inspirando o máximo possível, expelindo todo o ar que puder.
  • Coloque uma caneta na boca e leia cantando um texto com uma melodia inventada por você.
  • Retire a caneta e repita tudo o que leu, abrindo bem a boca e pronunciando todas as palavras, como se elas fossem todas oxítonas.
  • Treine em casa, grave, filme e depois assista observando com elogios onde acertou - apague, delete os defeitos do seu perfeccionismo.
  • Repita várias vezes ao dia as frases: "A minha apresentação será a melhor"; "A cada dia eu estou vencendo a ansiedade e a gagueira".
  • Caso ocorram defeitos ou gagueiras, repita o exercício outras vezes, sempre com elogios.
  • Persistência e persistência!
  • Sinta-se feliz a cada pequeno degrau do seu sucesso.
  • Saiba o que vai falar e fale com entusiasmo; faça uma pausa de um segundo entre uma frase e a outra; imagine-se falando para um público, como se estivesse falando para um punhado de amigos.
  • Lembre-se: o pulo-do-gato na boa comunicação é falar com naturalidade e um semblante alegre. A gagueira e o medo de apresentar-se em público começam a perder força quando você dá o melhor de si, isto é: está aberto a informações, toma uma atitude de se ver na filmagem e se torna um eterno aprendiz, participando de treinamentos em cursos especializados nessa área.

É aí que você pode perceber que sua coragem, persistência e entusiasmo são muito maiores do que o medo e o conforto de permanecer com a "cômoda e justificável" TIMIDEZ.

Acácio Moraes Garcia - Conferencista internacional, líder em oratória. Possui especialização em Desenvolvimento Gerencial e Recursos Humanos, Psicopedagogia, é formado em Metodologia Intelectual pelo Defense Language Institute - Texas / EUA.

E-mail: acacio@intercorp.com.br

Sites: www.acaciogarcia.com.br



Compartilhe: