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A marca da experiência

Qual foi a marca que uma experiência deixou em você? Num mundo povoado por marcas, se destacam aquelas que conseguem produzir experiências mágicas. Por Dr. Ômar Souki

Por Dr. Ômar Souki

Qual foi a marca que uma experiência deixou em você? Ou seja, qual foi a marca associada a um evento de sua vida. Num mundo povoado por marcas, se destacam aquelas que conseguem produzir experiências mágicas.

Ao associarmos uma marca a uma vivência prazerosa, o produto ou serviço passa a ocupar um lugar especial em nossa mente e em nosso coração. Existem marcas privilegiadas que há anos habitam o imaginário dos consumidores. Alguns exemplos: Pó Royal, Maizena, Matte Leão, Aymoré, Bom Bril, Suggar, Gillette, Pão & Cia, Guaraná Antártica, Localiza, TAM, Água de Cheiro, Coca-Cola, McDonald’s, etc.

A experiência do consumidor pode fazer ou desfazer uma marca, por isso, o foco atual do marketing é a qualidade da experiência do cliente.

Levi Carneiro, especialista em branding e sócio da ASA Comunicação, aponta para três fases evolutivas das marcas. A primeira foi aquela do nome colado a um produto. Era apenas para identificar um item feito em larga escala. A segunda foi a fase da imagem, que surgiu com a proliferação da televisão. A marca aparecia como uma imagem de um texto televisivo independente da presença física do produto.

A terceira fase, a atual, é a marca sentida como símbolo de uma experiência que abrange várias dimensões: produto/serviço, propaganda, internet, cores/design, assessoria de imprensa, equipes de venda, marketing direto e atendimento nos pontos de venda.

O brilho da marca requer investimento concentrado nessas áreas com a finalidade de produzir vivências agradáveis. Daí a valorização fenomenal de certos nomes como Coca-Cola (US$83,4 bilhões), onde o valor da marca representa 59% da empresa e McDonald’s (US$40,06 bilhões), onde o nome chega a ser 64% do negócio. 

Por outro lado, Tom Peters observa que também existe uma tendência global de se transformar tudo em commodities, isto é, produtos equivalentes aos de marcas famosas com qualidade parecida e preços muito mais baixos. A empresa tem, dessa forma, a opção de entrar em dois universos competitivos: o das marcas ou o dos preços.

A opção pela concorrência no mundo das marcas implica, inevitavelmente, em investimentos maciços na qualidade do produto e do atendimento, visando o encantamento do cliente. Mesmo depois que o consumidor acolheu a marca em sua mente e em seu coração, o trabalho deve continuar para que ele associe o produto ou serviço a uma experiência mágica e não trágica!

Ao associarmos uma marca a uma vivência prazerosa, o produto ou serviço passa a ocupar um lugar especial em nossa mente e em nosso coração.

Dr. Ômar Souki - Ph.D. em Comunicação pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos e professor de Marketing na Universidade Federal de Minas Gerais, Ômar Souki, foi professor visitante nas Universidades do Texas e de Denver, EUA, e de Aston, Inglaterra.

Leciona atualmente no programa de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, onde pesquisa os fatores do sucesso empresarial. Escritor de fama internacional, publicou 13 obras de sucesso, entre elas, Gênio & Gestão, Emoção é Poder, Paixão por Marketing, A Solução Otimista, A Magia em Você e Acredite! Você tem o Poder!

E-mail: omar@souki.com.br

Site: www.souki.com.br 



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