Palestrante Especialista em Liderança

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A Tendência da Liderança a Distância

As organizações utilizam a tecnologia disponível para estar simultaneamente nos lugares fundamentais para a ampliação de suas possibilidades de negócios.  

 

Uma equipe virtual pode ser definida como um grupo de pessoas que trabalha de forma interdependente com um propósito comum e livre de fronteiras espaciais e temporais. A distância não elimina a constante interação entre os membros. As organizações utilizam a tecnologia disponível para estar simultaneamente nos lugares fundamentais para a ampliação de suas possibilidades de negócios.  

O líder virtual se comunica com seus liderados em diferentes lugares, várias vezes ao dia e, comumente, ao mesmo tempo. A concorrência está cada vez mais acirrada e a urgência na tomada de decisões requer o imediatismo proporcionado pelo virtual. Contudo, esse profissional deve estar atento a diversos aspectos, como a definição clara de metas e o local para execução das tarefas para a equipe realizá-las sem maior dificuldade.  

Embora a liderança seja virtual, quem a exerce deve investir, sempre que possível, em reuniões presenciais. O relacionamento off-line poderá ser suplementado pelo meio virtual, mas jamais substituído. O computador não tem carisma. O e-mail não sorri e nem tem brilho nos olhos. A motivação deve ser uma preocupação constante. Responder cada e-mail ou solicitação, pela internet ou telefone, o mais rápido possível e, estar sempre à disposição da equipe é fundamental. Os funcionários podem perceber a presença do líder, mesmo à distância.  

Uma vez que os liderados virtualmente estão sob pouca ou nenhuma supervisão direta, o cenário requer que possuam características pessoais chamadas “competências virtuais”, como o conhecimento da tarefa a ser executada, iniciativa, capacidade de decisão, responsabilidade, conhecimento das ferramentas de comunicação a serem usadas, bem como automotivação e autonomia para decidir. 

Os bons líderes virtuais leem muito, destinam tempo para administrar a relação com a equipe e ainda reler as correspondências, antes de enviá-las. A revisão elimina erros de português e/ou mensagens com possíveis equívocos que possam gerar interpretações inadequadas.

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante  desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

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