Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Grandes Líderes

Liderar é influenciar as pessoas para que consigam trabalhar em prol do seu objetivo e atingirem os resultados esperados. Uma das melhores formas de entender a liderança é estudar grandes líderes que existiram ao longo da história. Por Sônia Jordão.

Por Sônia Jordão

Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir. - Jesus Cristo 

Liderar é influenciar as pessoas para que consigam trabalhar em prol do seu objetivo e atingirem os resultados esperados.

Uma das melhores formas de entender a liderança é estudar grandes líderes que existiram ao longo da história. Os discursos utilizados por esses tinham um incrível poder de influenciar seus seguidores e fazê-los compactuar com a causa em questão. Por exemplo, podemos citar Nelson Mandela que influenciou milhares de pessoas a lutar junto a ele contra a segregação racial na África.

Um grande líder tem conhecimento sobre seus liderados, bem como sabe exatamente o objetivo que quer atingir e todo o caminho que precisa trilhar para isso, outra habilidade é saber o efeito do seu discurso e caso esse não seja o esperado saber como revertê-lo.

Em âmbito mundial outro exemplo de um grande líder foi Mahatma Gandhi. O líder pacifista foi a principal personalidade da independência da Índia. Gandhi é até hoje reconhecido por pregar a não violência, bem como por sua filosofia.

No Brasil podemos citar a liderança exercida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo não sendo sua eleitora tenho de admitir que ele conseguiu influenciar um grande número de pessoas. Antes mesmo de se tornar presidente, Lula já demonstrava habilidade de liderança comandando a primeira greve de operários do ABC paulista em 1978. Aliou-se a intelectuais fundou e se tornou presidente do PT (partido dos trabalhadores). Desde que ingressou nos movimentos políticos esteve à frente das causas esquerdistas e após perder três eleições presidenciais consecutivas em 2002 conseguiu se eleger presidente da república, depois de mudar seu discurso e até mesmo sua aparência. Atingiu altos índices de popularidade conseguindo inclusive influenciar os brasileiros para que elegessem sua sucessora, a primeira mulher a exercer tal cargo.

Nem todos os grandes líderes são bons e usam suas habilidades para fazer o bem. Adolf Hitler é um exemplo de uso indevido da liderança. Na Alemanha nazista, foi responsável pela morte de mais de 6 milhões de pessoas. Com seu discurso populista fez com que milhares de alemães apoiassem suas ações violentas contra os judeus. 

É possível você ser um bom líder de equipe tendo nascido com características básicas de liderança ou, mesmo sem estas, desenvolvendo-se. Isto é possível porque liderança é uma habilidade e é possível adquirir. Agora, para chegar a ser um grande líder, destes que influenciam um grande número de pessoas, é necessário que tenha nascido com as características de liderança e ainda se desenvolver. E, se possível, seja um líder servidor, porque assim conseguirá ainda melhores resultados.

 

Se você quiser se desenvolver ainda mais como líder leia o e-book escrito por Sônia Jordão: “Melhores Resultados com a sua equipe em 4 passos – Liderando neste mundo VUCA?”.  Para fazer o download gratuitamente é só acessar o link http://aartedeliderar.com/pc.

 

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante  desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.soniajordao.com.br

www.tecerlideranca.com.br   

Este artigo foi disponibilizado nos sites abaixo:

http://www.administradores.com.br



Compartilhe: