Palestrante Especialista em Liderança

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Importância da Identidade Organizacional

A cultura organizacional evidencia tudo aquilo que a empresa é com a definição da missão, visão e valores, demonstrando a importância de uma identidade organizacional positiva.

A diferenciação empresarial no mercado requer identidade exclusiva. A individualidade é a forma como a organização deseja ser reconhecida por clientes, colaboradores e público no geral. A cultura organizacional evidencia tudo aquilo que a empresa é com a definição da missão, visão e valores, demonstrando a importância de uma identidade organizacional positiva.

A popularização da cultura organizacional tem feito muitas empresas anunciarem uma sólida cultura organizacional sem, de fato, serem coerentes com o conceito. Cada colaborador contribui para moldar a identidade organizacional, mas os proprietários acabam sendo protagonistas no alinhamento dessa cultura, pois estabelecem o futuro da organização. Justamente por andarem juntas, cultura e liderança, os mais influentes precisam ser claros com a mensagem passada.

A missão pode ser compreendida como o motivo para a criação da empresa e o que ela é, ou seja, o propósito para a existência dela. A ausência desse aspecto atrapalha as estratégias de expansão, já que não estarão claros os objetivos. A visão é a expectativa da empresa em relação ao futuro e os valores são os princípios norteadores das posturas e ações dos colaboradores no relacionamento com os clientes, consumidores, fornecedores etc., independentemente do escalão.  

As características da identidade de uma empresa são imprescindíveis para alcançar os resultados desejados. Existem alguns critérios para construir uma cultura organizacional sólida, como por exemplo, as pessoas precisam reconhecer, claramente, os princípios da empresa e se sentirem orgulhosas de fazerem parte.

Outro aspecto é proporcionar aos colaboradores liberdade para encontrarem sua própria direção, dentro dos limites estabelecidos. Cabe ao líder dizer “o quê” e deixar a cargo do colaborador o “modo”. A comunicação deve fluir sem burocracia, pois um ritmo tempestivo facilita a tomada de decisões.

Compreender os benefícios da interdependência significa trabalhar em equipe, em vez de isoladamente. A relação foca em acreditar que o indivíduo sozinho não constitui a empresa, independentemente do cargo, mas sim o conjunto das pessoas que compartilham o mesmo objetivo: o sucesso.

A identidade organizacional não influencia diretamente sobre o lucro, mas é fundamental para o crescimento e consolidação da organização, pois trata dos alicerces e da manutenção de um corpo de colaboradores engajados, alinhados e motivados.

Sônia Jordão, especialista em liderança e autora do livro “A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”

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