Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Como viver melhor?

Beba muita água. No mínimo 2 litros por dia. Isso evita a desidratação celular que causa estresse. Conheça outras dicas para melhorar sua qualidade de vida. Por Dr. Ômar Souki

Por Dr. Ômar Souki

Algumas dicas rápidas para quem está interessado em melhorar sua qualidade de vida:

  1. Faça exercício físico logo pela manhã: caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, etc. Os exercícios físicos aumentam a produção de betaendorfinas e encefalinas, opiáceos naturais que aumentam nosso bem-estar, melhorando o aprendizado e o vigor físico.
  2. Durma cedo. Se possível antes das 22:00h. O melhor do sono ocorre entre as 23:00h e as 3:00h quando é produzido o hormônio do crescimento.
  3. Acorde antes das 6:00h. Após esse horário, o sono se torna desvitalizador e até mesmo depressivo.
  4. Escute música suave ou pratique algum tipo de atividade relaxante antes de dormir. Evite atividades excitantes (noticiários, filmes de terror, exercícios pesados, etc.) antes de ir para a cama.
  5. Durma em ambiente escuro, pois melhora a qualidade do sono. Logo pela manhã busque a claridade. A exposição ao sol pela manhã promove o aumento da melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor humano.
  6. Repouse depois do almoço (de 20 a 40 minutos). Nos países onde se pratica a sesta é menor a incidência de ataques cardíacos.
  7. O banho pela manhã deve ser de morno a frio, pois ajuda a despertar; e à noite, quente, pois ajuda a relaxar e facilita a conciliação do sono.
  8. Evite ambientes artificiais (ar condicionado, carpetes, vidro fume, luz diurna artificial, etc.). Constatou-se que esses ambientes tendem a provocar desgaste físico e psicológico, irritabilidade, alergias, gripes, dor de cabeça, estresse e até mesmo depressão.
  9. Beba muita água. No mínimo 2 litros por dia. Isso evita a desidratação celular que causa estresse.
  10. Mantenha, na medida do possível, regularidade em sua vida. Refeição matinal, almoço, jantar, sono e despertar em horários regulares.
  11. Após as 18:00h evitar alimentos pesados, carnes vermelhas, frituras, etc. Esses alimentos prejudicam o aprofundamento do sono, causam pesadelos e fazem com que o sono seja insatisfatório. Após as 18:00h dê preferência a lanches leves, sopas, massas, etc.
  12. Faça uso diário de sucos de laranja e acerola, ricos em vitamina C. Procure se alimentar freqüentemente com folhas verdes (couve, alface, rúcula, etc.).
  13. Evite o uso de bebidas alcoólicas. Após o efeito excitante e desinibidor, a bebida pode produzir depressão.
  14. Abra espaço para o relacionamento com a família e os amigos.
  15. Busque se engajar em atividades profissionais e esportivas que lhe dêem o máximo de satisfação pessoal.
  16. Para descanso, dê preferência a ambientes abertos (praças, matas, proximidade de rios e cachoeiras, lagoa, mar, etc.).
  17. Nos fins de semana saia da rotina. Invista no seu lazer e tire férias (mínimo: 21 dias).

Dr. Ômar Souki - Ph.D. em Comunicação pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos e professor de Marketing na Universidade Federal de Minas Gerais, Ômar Souki, foi professor visitante nas Universidades do Texas e de Denver, EUA, e de Aston, Inglaterra. Leciona atualmente no programa de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, onde pesquisa os fatores do sucesso empresarial.

Escritor de fama internacional, publicou 13 obras de sucesso, entre elas, Gênio & Gestão, Emoção é Poder, Paixão por Marketing, A Solução Otimista, A Magia em Você e Acredite! Você tem o Poder!

E-mail: omar@souki.com.br

Site: www.souki.com.br  



Compartilhe: