Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Discurso de Formatura

Discurso proferido em 23 de dezembro de 2006 para os formandos de segundo grau da Escola Estadual de Mercês de Água Limpa - São Tiago - MG. Por Sônia Jordão

Por Sônia Jordão

Caríssimos colegas de mesa, meus queridos formandos e demais presentes.

Para mim é um privilégio estar aqui. Sei que esse é um momento festivo e para vocês formandos, também pode ser um último encontro entre colegas que com certeza deixarão saudades. Também é um momento de reflexão sobre o futuro. Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me escolheram, sou tentada a acreditar que tenho licença para dar alguns.

Primeiramente não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu trabalho com todo coração. Persiga fazer o melhor, seja o melhor em tudo o que fizer que o dinheiro virá, como uma conseqüência. Quem pensa só em dinheiro, geralmente, não o ganha, porque é incapaz de sonhar. Tudo para ficar bem feito na vida, precisa ser construído antes, na alma.

Lembram-se quando eu disse que apenas 5 alunos entre 100 fazem alguma diferença no futuro? Apenas 5 se tornam profissionais brilhantes? Os outros 95% servem apenas para fazer volume; passam pela vida sem deixar nada de útil. Se vocês prestarem atenção notarão que se tiveram cem professores, é provável que apenas cinco, fizeram diferença. Podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. Infelizmente não há como saber quais de vocês fazem parte desses 5%. Claro que cada um sempre poderá escolher a qual grupo pertencerá.

Além disso, seja quente ou frio, mas não seja morno na vida. Viva com entusiasmo! É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. Faça, erre, tente, falhe, lute! Mas, por favor, não jogue fora a extraordinária oportunidade de ter vivido uma nova experiência. Todo ser humano é um milagre e traz em si uma revolução. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano. Isso não leva a nada!

Toda família tem uma pessoa batalhadora e bem de vida que, às vezes, tem que agüentar um parente que se acha muito inteligente, mas é um fracassado. Chega de empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas no fim de semana, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não gostam de trabalhar.

Trabalhem muito, de sol a sol, de domingo a domingo e mais se for preciso. Trabalho não mata ninguém. Ocupa o tempo. Trabalhe! E aproveite também para aprender sempre um pouquinho mais. Alguns dirão que você está perdendo sua vida, porque vai trabalhar enquanto eles ficam curtindo a vida. Mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão nunca. Só com trabalho se atinge o sucesso!

Um detalhe: daqui a alguns anos você estará mais desapontado pelas coisas que você não fez do que pelas que fez. Então, expanda-se! Pegue os ventos de mudança em sua viagem. Explore. Sonhe. Descubra. Faça!

E como último conselho peço-lhes que, em tudo que fizerem, no trabalho e fora dele, faça com muito amor. Vocês não serão pagos para fazerem o que amam. Então amem o seu trabalho, qualquer que seja ele. E, façam o possível para perpetuar as amizades, tanto na vida profissional quanto pessoal, porque amigo é um dos bens mais preciosos que podemos ter. Até hoje, tenho amigos do tempo em que fiz meu segundo grau.

Finalmente, gostaria de parabenizar a todos os pais pela contribuição positiva que deram à nossa sociedade possibilitando a formação dos seus filhos.

Muito obrigada pela atenção.

Discurso proferido em 23 de dezembro de 2006 para os formandos de segundo grau da Escola Estadual de Mercês de Água Limpa - São Tiago - MG.

Este texto foi escrito usando como fontes discursos de Nizan Guanaes, do Prof. Weber Figueiredo, além de minha experiência pessoal.

Sônia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br



Compartilhe: