Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Escrevendo e editando meu primeiro livro

Na hora de conseguir deixar seu livro em um ponto de venda é visto em detalhes a qualidade do material. A apresentação (capa, papel e desenhos) é muito mais importante do que eu poderia imaginar. Por Sonia Jordão

Por Sonia Jordão

Aí vão algumas dicas pessoais do que tenho observado. Facilidades e dificuldades do negócio, de uma pessoa que não é famosa. Experiências de quando escrevi e editei meu primeiro livro. 

  • Primeiramente, quero deixar registrado que meu livro, A Arte de Liderar - Vivenciando mudanças num mundo globalizado, foi edição própria e, além disso, quem faz o trabalho de venda sou eu. Tenho muitos anos de experiência na área comercial e, por isso, achei que daria conta do trabalho. 
  • A Qualitymark se prontificou a editar meu livro, mas levaria pelo menos 8 meses para ficar pronto em função de sua programação editorial. A comissão seria de 10%, sobre o preço que o livro saísse da editora, paga em livros. 
  • Se eu tivesse pesquisado sobre qual assunto escrever, como deve ser feito quando você abre um negócio, não teria escrito sobre liderança já que existe muita bibliografia sobre o assunto. Contudo, isso não invalida meu trabalho, pois ele tem diferenciais importantes. 
  • Descobri que a maioria das livrarias não compra os livros. Elas só os querem consignados. E mesmo assim não são todas. Algumas já têm muitos títulos e evitam adquirirem novos. 
  • Livros de poesias, contos, romances e bibliografias têm muito mais publicação no mercado do que a necessidade, ou seja, a oferta é maior que a demanda. Nesses casos as livrarias não pegam nem consignado. Quando chegamos com um livro, a primeira pergunta que fazem é: Qual o gênero do livro? 
  • A apresentação (capa, papel e desenhos) é muito mais importante do que eu poderia imaginar. Na hora de conseguir deixar seu livro em um ponto de venda é visto em detalhes a qualidade do material. Ainda bem que meu livro tem uma capa bonita... 
  • É uma venda a conta gotas, a não ser que se consiga uma veiculação na mídia. Mesmo assim existem algumas dificuldades. 
  • Saiu na revista Vencer de novembro de 2003 um comentário muito bom sobre meu livro, inclusive com foto, mas como ele não está nos pontos de venda não adiantou praticamente nada. Ainda bem que a veiculação foi de graça. 
  • O preço de venda é você quem determina. O desconto que as livrarias pedem é da ordem de 40% sobre o preço de venda. Quando tem distribuidor você tem que pagar ainda cerca de 20%, também sobre o preço de vendas, para ele fazer o trabalho junto às livrarias. 
  • A experiência de escrever e editar um livro é simplesmente maravilhosa. Agora entendi porque dizem que temos que ter filhos, escrever um livro e plantar uma árvore. Depois do livro nascer você tem que ajudá-lo a crescer.

No site www.escrevaseulivro.com.br você encontra muitas dicas. Ele foi muito valioso para mim quando resolvi editar meu livro.

 

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br



Compartilhe: