Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

A vendedora turbinada

É melhor atirar-se em luta, em busca de dias melhores... Por Armando Pastore Mendes Ribeiro

Por Armando Pastore Mendes Ribeiro

A breve história de uma mulher encantadora!

Sai para comprar um aparelho eletrônico numa conhecida rede de lojas de varejo. Uma senhora muito simpática e alegre veio ao meu encontro com uma desenvoltura surpreendente. Atendeu minha solicitação, apresentou o produto com dedicada atenção. Sorrindo sempre, tirou minhas dúvidas quanto a qualidade do aparelho, explicou seu funcionamento, abordou quanto às questões de economia de energia elétrica e finalmente apresentou o preço e as condições de pagamento. Um atendimento nota dez para um sábado de lojas lotadas na minha cidade.

Ao fazer o pagamento resolvi conversar com o gerente da loja para elogiar o atendimento da vendedora. - É nossa melhor vendedora e exemplo para os demais, relatou o gerente num misto de orgulho e satisfação.

O surpreendente foi o que ele relatou a seguir.

A "Dona Maria" era uma catadora de papel e papelão que vivia passando aqui em nossa porta. Analfabeta, passava às vezes meia hora conversando com os vendedores na porta da loja procurando saber o que precisava fazer para trabalhar conosco. Tamanha persistência foi recompensada com um trabalho de faxineira no período noturno. Incentivada pelos colegas resolveu estudar e passado dois anos foi convidada para trabalhar durante o dia - realizando pequenas tarefas de limpeza, arrumação e servindo cafezinho aos colegas e clientes. Continuou os estudos e depois de ter concluído o primeiro grau, Dona Maria, mãe de seis filhos, recebeu o convite para tornar-se uma vendedora. O gerente assim finalizou o depoimento.

Aquele era seu "segundo dia" de trabalho. Era afinal uma vendedora - e como ela mesma se intitula - turbinada. Modelo e exemplo para todos os funcionários da loja.

Como consultor, tenho esse privilégio de ao saber dessas histórias relatá-las aos meus amigos, amigas e clientes. Aqui não importa o nome da loja e nem da pessoa. São essas histórias curtas, cheias de sonhos, objetivos, persistência e dedicação que movem algumas pessoas rumo ao sucesso. "Dona Maria" encantou-me.

Perguntei-me o que estou esperando para colocar em prática algumas ações para conquistar novos objetivos. Você que lê, está esperando o que para alcançar seu sonho? O que nós precisamos fazer para "chegar lá"? Comece já.

É melhor atirar-se em luta, em busca de dias melhores, do que permanecer estático como os pobres de espírito, que não lutaram, mas também não venceram. Disse Bob Marley.

Ia esquecendo de informar: "Dona Maria" já está estudando para tirar o diploma do segundo grau e pretende cursar a faculdade de Marketing. Alguém duvida de que conseguirá atingir esse objetivo?

Armando Pastore Mendes Ribeiro

E-mail: armando@pensareweb.com.br

Site: www.pensareweb.com.br 



Compartilhe: