Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Fim de ano, boa hora para planejar um futuro melhor

Artigo publicado no Jornal Diário do Comércio, em 17 de dezembro de 2008. Por Sonia Jordão

Por Sonia Jordão

"Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum". (Henry Kissinger).

Se não quisermos obter os mesmos resultados de sempre precisaremos tomar atitudes diferentes. Mas o que fazer? Depois de traçar nossos objetivos, fixar as metas a serem alcançadas, é preciso planejar, ou seja: construir uma ponte mental de onde estamos agora até onde desejamos estar quando tivermos alcançado o objetivo. Ao planejarmos buscamos as respostas às perguntas: “quem faz o quê”, “o quê”, “por quê”, “como” e “quando fazer”.

Planejamento é um estudo realizado, antecipadamente, das atitudes e decisões de ação mínima, com o menor risco possível e com a máxima efetividade para se atingir os objetivos e as metas pré-fixadas. É decidir antes de iniciar a execução do que fazer, de que maneira será realizada cada atividade, como e a quem compete fazer cada coisa. É um processo de análise em que a tomada de decisões deve acontecer com base em objetivos, fatos e estimativas.

Um bom planejamento toma tempo, exige esforço, cria compromissos e responsabilidades, permite a avaliação dos resultados e auxilia no momento de tomar as decisões. Planejamento e controle são inseparáveis. Você planeja e depois controla para ver se o que foi traçado está sendo cumprido, e, quando necessário, corrige-se a rota. É preciso pensar nos passos que se dará em seguida, para não perder o controle do próprio destino. Portanto, é fundamental saber aonde se quer ir e qual o caminho a seguir. Sabemos que tudo que é bem planejado tem maior chance de sucesso.

Ao fazer o planejamento você precisa, também, se preocupar com os detalhes. Mais do que os grandes planos, são os pequenos detalhes que levam ao sucesso. Você pode estabelecer o planejamento sozinho ou procurar ajuda de outras pessoas, principalmente se seu planejamento envolve mais gente. Assim, conseguirá um maior comprometimento dos outros envolvidos.

Todo planejamento poderá precisar de revisões ou adaptações em função das circunstâncias. Não podemos nos esquecer que o planejamento não foi feito para ser cumprido e sim para ser acompanhado. Depois de planejar é importante acompanhar a execução das atividades para verificar se estão sendo realizadas da forma que foi planejada, se tudo está ocorrendo dentro do cronograma previsto. Assim, será possível fazer mudanças no que foi planejado, se elas se fizerem necessárias. Nesse momento, também se verifica se os recursos estão sendo usados adequadamente e ainda aproveitamos para registrar como tudo é executado. Dessa forma, teremos subsídios para usar no futuro como exemplo.

Para conseguir vencer é preciso pensar em todos os cenários possíveis para evitar surpresas desagradáveis. Assim, é possível diminuir as incertezas e prever um pouco o futuro.

No mundo globalizado é preciso pesquisar o que acontece em todos os lugares e não só nas imediações. Só através de um bom planejamento não seremos pegos de surpresa e, se formos, estaremos prontos para dar uma resposta rápida.

Aproveite o momento atual e planeje suas atividades para o próximo ano. Pense o que é possível melhorar, quais novas competências você pode desenvolver e que ações precisam ser realizadas para alcançar suas metas. Lembre-se, também, de fazer um balanço do que foi planejado anteriormente e que não foi cumprido, pergunte-se porque fracassou e o que poderia ter feito de diferente. Isso, certamente servirá de exemplo para não errar novamente. Aprender com os erros é uma atitude inteligente e a melhoria contínua leva ao sucesso.

 

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br

Para ver este artigo em sua publicação no Jornal Diário do Comércio entre no link abaixo:

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=430

Este artigo foi disponibilizado nos sites abaixo:

http://artigos.netsaber.com.br

http://getulio.apolo.zip.net/ - 22/12/2008

http://novosplanos.blogspot.com

http://www.artigonal.com

http://www.cnd.com.br

http://www.comentarioeconomico.com.br

http://www.mdj.com.br

http://www.gostodeler.com.br

http://www.ogerente.com.br

http://www.oguaira.com.br

http://www.prolucro.com.br

http://www.webartigos.com/



Compartilhe: