Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Trabalhando numa equipe bem-sucedida

Uma equipe bem-sucedida é aquela formada por um grupo de pessoas que trabalham em conjunto, a fim de atingir objetivos comuns. Porém, isso só será possível se a equipe for unida, se os esforços estiverem em uma única direção e se os seus membros forem participativos. Por Sonia Jordão

Por Sônia Jordão

Hoje, é fundamental sabermos trabalhar em equipe e ajudarmos essa a ser uma equipe bem-sucedida. Assim, os resultados esperados serão alcançados.

Uma equipe bem-sucedida é aquela formada por um grupo de pessoas que trabalham em conjunto, a fim de atingir objetivos comuns. Porém, isso só será possível se a equipe for unida, se os esforços estiverem em uma única direção e se os seus membros forem participativos. É importante, também, ser organizada, com regras internas, em que cada componente desempenhe os mais diversos papéis de acordo com a ocasião em que se encontra. Numa equipe, os membros se apóiam mutuamente, cooperam uns com os outros e compartilham tarefas.

O ideal é que a equipe seja relativamente pequena, assim as tarefas são divididas de forma justa, as idéias e opiniões são compartilhadas abertamente e a identificação e solução dos problemas são mais rápidas.

Uma equipe bem-sucedida possui características próprias, tais como:

  • Os membros da equipe são comprometidos com o crescimento e o sucesso pessoal de cada um, bem como para a realização dos objetivos.
  • Desenvolve processos que visem ao aprimoramento contínuo de seus próprios métodos e produtividade.
  • Seus componentes possuem habilidades para lidar com assuntos difíceis, sutis e geradores de conflitos.
  • Altos níveis de criatividade.
  • Eficiência na realização de seus trabalhos.
  • Comunicação eficaz e agradável entre seus membros.

Além disso, em uma equipe eficaz os indivíduos agem como integrantes de uma equipe e não com atitudes individualistas. Seus líderes os encorajam a sempre desenvolverem habilidades positivas, por isso a importância de um líder à frente da equipe.

Equipes que possuem bons líderes tendem a se destacarem positivamente.Entretanto, é importante ressaltar que nem o melhor líder do mundo consegue trabalhar com uma equipe que não está disposta a contribuir, a discutir e a cooperar. Então, o primeiro passo do líder será trazer a equipe para o seu lado. Ele precisa descobrir o que anda acontecendo antes de iniciar os trabalhos, assim evita discussões desnecessárias.

Para que a equipe consiga se superar é importante seguir algumas regras básicas: respeitar todos os membros da equipe e valorizar as diferenças, procurar constantemente novas maneiras de melhorar o trabalho, não falar de forma negativas das pessoas, não se tornar defensivo, dar um feedback imediato e pessoalmente aos colegas de equipe e fazer do trabalho uma fonte de diversão.

Também é importante evitar cometer alguns erros, tais como:

  • Deixar que algum membro da equipe transforme-se na estrela, no mais genial da equipe.
  • Ter um líder que ninguém acredita no que ele fala porque está com a credibilidade abalada.
  • Ter algum membro da equipe que só se interessa pelos seus próprios objetivos.
  • A equipe não acreditar que pode atingir seus objetivos.

Bom, espero com este artigo ter contribuído para que a sua equipe seja não só uma entre muitas, mas passe a ser “a equipe”, aquela que consegue alcançar o sucesso.

 

Se você quiser se desenvolver ainda mais como líder leia o e-book escrito por Sônia Jordão: “Melhores Resultados com a sua equipe em 4 passos – Liderando neste mundo VUCA?”.  Para fazer o download gratuitamente é só acessar o link http://aartedeliderar.com/pc.

 

Sônia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br

Este artigo foi disponibilizado nos sites abaixo:

http://www.cnd.com.br- Gestão Empresarial - Sonia Jordão 07

http://www.gostodeler.com.br

http://www.konvenios.com.br

http://www.qualidadebrasil.com.br

http://www.rhportal.com.br

http://www.sitedoempreendedor.com.br

http://www.webartigos.com


 

 

 

 


Compartilhe: