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A hora é de otimismo

As leis físicas comprovam: toda reação corresponde a um estímulo. Se o estímulo é positivo, a reação é positiva. Ao contrário, o estímulo negativo gera reação negativa. Por Lúcio Costa

Por Lúcio Costa

As leis físicas comprovam: toda reação corresponde a um estímulo. Se o estímulo é positivo, a reação é positiva. Ao contrário, o estímulo negativo gera reação negativa. Os psicólogos confirmam: se você acha que vai dar certo ou se você acha que vai dar errado, em ambos os casos, tem razão! O otimismo pode transformar nossa vida porque, mantendo uma atitude positiva, conseguimos vislumbrar soluções para situações aparentemente impossíveis de resolver.

Otimista advém de ótimo. O que é melhor, bom, insuperável, excelente! O otimismo encoraja e fortalece a mente e o espírito. “O otimista proclama que vivemos no melhor dos mundos, o pessimista tem medo de que isso seja verdade”, disse James Cabell, escritor e filósofo norte-americano. Atitudes positivas são importantes tanto na vida empresarial quanto na vivencial-afetiva. O pessimista já começa errado e atrai para si fatores negativos. Ele se esquece de que a palavra se origina de péssimo, maligno, superlativo de mau, malíssimo.

O pessimista vê crise em toda oportunidade, enquanto o otimista vê exatamente o contrário. Ninguém quer conviver com alguém do contra, que só vê defeito em tudo, que, diante da magnitude do mar, só presume enjoo, tempestade ou afogamento, em vez da beleza de uma gaivota planando ou de uma beldade se bronzeando naquele infinito azul.

Enquanto o pessimista chora, o otimista vende lenços. É bastante conhecida a história daqueles dois vendedores de sapatos que foram fazer prospecção de mercado numa região desconhecida: o primeiro voltou decepcionado: “Não vamos vender nada... Lá todos andam descalços...”

Já o outro, voltou entusiasmado: “Vamos vender pacas! Ninguém usa sapatos! Podemos vender pra todos!” A publicidade utiliza sempre estímulos positivos, objetivando a maior e a melhor reação: a venda! Única opção que faz entrar a grana, indispensável à continuidade de toda empresa... ou pessoa.

Algumas palavras do nosso linguajar são marcantemente positivas: novo, por exemplo, é uma delas, razão pela qual se vê sempre a mídia anunciar: novo modelo, nova embalagem, nova fórmula, novo perfume etc., etc. Muitas vezes esse novo é algo insignificante, como um adesivo, cor ou um friso a mais num veículo que há anos continua tendo a mesma estrutura motora e design..., mas mesmo assim, dá um baita efeito!Todo mundo quer um carro novo, mesmo que precise mostrar a insignificância da modificação, que muitas vezes é feita para pior... Mas, aí, já é outra história.

Um aperto de mão enérgico, olho no olho, sorriso cativante, postura saudável, vestuário adequado e alto astral são atitudes positivas, portanto, facilitadoras de melhor negócio, mesmo entendimento e recíproca na paquera amorosa. Nada é mais doce para o interlocutor, também, do que ouvir o próprio nome corretamente pronunciado, melhor ainda aquele nome de guerra pelo qual a pessoa é usualmente conhecida.

Esse é um detalhe importantíssimo, muitas vezes ignorado pelo pessoal de venda e de telemarketing. Soa falso, por exemplo, dirigir-se ao nosso competente vice-governador chamando-o de dr. Antonio, quando, na prática, todos o conhecem como Anastasia. Ou chamar o Lula de Luiz Inácio, ou Sílvio Santos de Dr. Abravanel.

Resumindo, a vida é como um caleidoscópio: as pedras são sempre as mesmas, mas, dependendo do ângulo de visão, coisas diferentes são vistas! É tudo uma questão de ponto de vista!

Mais do que nunca, a hora é de otimismo!

Lúcio Costa é diretor-presidente do grupo Suggar.



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