Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Secretariado: de que depende nossa valorização

A valorização das Secretárias e Secretários deve partir de nós mesmos. Se nós não nos valorizamos, como poderemos ser valorizados por outros profissionais? Por Rosa de Cátia Souza Silva

Por Rosa de Catia Souza Silva

Quais são as perspectivas para as secretárias neste século? Será que nossa profissão está próxima ao fim como proclamou Bill Gates?

Acho que não caras colegas. Todos os profissionais que levam a sério o que fazem terão sucesso, pois nossa profissão engloba multiplicidade e diversidade de tarefas, dando-nos uma visão geral de toda a organização.

Os secretários gerenciam as informações por correspondências, e-mails, jornais e de certa forma sintetiza tudo para que seu superior imediato possa ter as melhores condições para tomada de decisão.

A nossa profissão não se extinguirá, apenas está ganhando novo formato. Teremos mais responsabilidades e aproximando-nos cada vez mais das atividades de gestão. Afinal os gestores precisarão de mais tempo para pensar em soluções criativas para diminuir custos e tornar o empreendimento (seja ele qual for) mais lucrativo.

Agora pergunto a vocês, porque muitas secretárias hoje não são contratadas mesmo tendo excelentes currículos, até mesmo cursando universidades em cursos de graduação em secretariado ou pós-graduação?

Infelizmente as pessoas que contratam os secretários e secretárias nem mesmo sabem a importância de nossos papéis, desconhecem nossas atribuições ou nem sequer tentam contratar alguém preparado.

Além disto ainda há chefes que preferem alguém desqualificado, por temer que o novo contratado possa lhe tomar o lugar.

Daí resultam a colocação de pessoas desqualificadas, desconhecedoras do nosso código de ética, exercendo nossa profissão, mas sem nenhum interesse por esta categoria, gerando um clima de desunião entre os demais, afinal de contas se cada um fizer o que for de seu próprio interesse, como conseguiremos algo de bom para todos nós, como, por exemplo, um conselho direto de secretariado?

A valorização das Secretárias e Secretários deve partir de nós mesmos. Se nós não nos valorizamos, como poderemos ser valorizados por outros profissionais?

Nossa valorização será conquistada com atualização constante, pesquisa, criatividade, iniciativa, trabalho em equipe e porque não secretários ensinando nossos cursos técnicos e de graduação? Sempre questionei o motivo de haver poucas secretárias lecionando no curso de secretariado executivo, e acho que isso ainda aconteça por ainda não existir um mestrado em secretariado ou porque as secretarias não tem interesse em lecionar.

Iniciativas como um grupo de discussão para secretárias, um jornal ou revista virtual criado para nós por alguém de nossa área ou uma entidade de classe pode fazer a diferença.

Reflitam sobre isso! Se formos os melhores no que fazemos hoje, poderemos ter amanhã o sucesso e a valorização que é nossa de direito.

Rosa de Catia Souza Silva - Bacharel em Secretariado Executivo e Especialista em Assessoria Gerencial

E-mail: rosasec@ig.com.br ou catiasouza2010@yahoo.com.br  



Compartilhe: