Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Abra os olhos antes que seja tarde

Certa vez um fazendeiro preocupado com a situação de sua fazenda, chamou um amigo muito rico e lhe pediu ajuda, pois as vendas de ovos estavam caindo drasticamente.

Certa vez um fazendeiro preocupado com a situação de sua fazenda, chamou um amigo muitorico e lhe pediu ajuda, pois as vendas de ovos estavam caindo drasticamente.

O amigo após analisar atentamente a situação que preocupava o fazendeiro, escreveu algo em um pedaço de papel, lacrou, colocou dentro de um envelope e entregou ao fazendeiro dizendo:

- Leve com você este envelope fechado por todos os setores de produção de ovos, no mínimo três vezes ao dia durante seis meses.

E assim fez o fazendeiro.

Pela manhã ao ir ao campo segurando o envelope, encontrou um funcionário dormindo, quando este deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção.

Ao meio dia quando foi ao depósito, encontrou vários sacos de milho furados e o local bem sujo. Chamou a atenção também do funcionário responsável e acabou descobrindo que o mesmo chegava atrasado ao serviço todos os dias.

À noite, ao conferir na granja se todos os ovos tinham sido recolhidos conforme normas, deu-se conta que o serviço tinha sido mal feito e o funcionário responsável não tinha sido treinadoadequadamente, gerando com isso um prejuízo enorme a cada dia que se passava.

A partir daí, todos os dias ao percorrer a sua fazenda de um lado para outro com seu envelope, encontrava várias coisas erradas, as quais deveriam ser corrigidas imediatamente.

Sempre pensava: se não fosse pelo envelope oferecido pelo meu amigo jamais teria visto estas falhas. Em menos de seis meses, o fazendeiro muito feliz chamou o amigo e lhe disse:

- Por favor, deixe comigo por mais um ano este envelope; minha fazenda melhorou muito, graças a este "amuleto".

O amigo sorriu, abriu o envelope e lhe disse:

- Podes ter este "envelope" pelo resto da sua vida, mas o segredo não está no envelope e sim em quem o carregou por muito tempo pelos quatro cantos desta fazenda.

Retirou de dentro um pequeno papel que estava escrito a seguinte frase:

"Se queres que as coisas melhorem e rendam frutos, deves gerenciá-las de perto e constantemente. Muitas vezes a culpa pelo fracasso não está os outros e sim em quem os lidera."

(Autor desconhecido)


 

 

 

 


Compartilhe: