Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Sucesso por acaso

Durante alguns anos pesquisei pessoas que fizeram sucesso e suas personalidades. Vejamos alguns pontos... Por Paulo Sergio de Camargo

Por Paulo Sergio de Camargo

O sucesso por acaso ocorre após muitos anos de trabalho.

Durante alguns anos pesquisei pessoas que fizeram sucesso e suas personalidades. Vejamos alguns pontos: (bastante resumidos)

  1. Descobri que muitas delas não tem talento, criatividade e outras características que normalmente são associadas ao sucesso. Como ponto em comum, possuem a perseverança.
  2. Muitas vezes a pessoa tem talento, criatividade etc. Mas falta a perseverança.
  3. Outras vezes a pessoa tem talento, criatividade e perseverança. Mas falta a oportunidade, o pegar o "trem da vida" na hora exata.
  4. O caso mais fácil de observarmos é o de artistas que "explodem" na praça de uma hora para outra. Na quase totalidade das vezes não é bem assim. Ex: O Grupo Tchan só aconteceu após anos de estrada e a música carro chefe foi gravada cerca de 2 anos antes. E o pior, era cópia descarada de outra música. Durante algum tempo cantaram na churrascaria Roda Vida no Rio de Janeiro.
  5. Outro exemplo clássico é o romance "Em busca do tempo perdido". Marcel Proust. Esta obra prima a literatura mundial foi recusada pelo editor que entre outras coisas a achou pouco comercial. Os exemplos são quase infinitos, além da perserverança existe ainda um pouco de sorte.
  6. O talento nem sempre é fundamental, pois muitas pessoas alcançam o sucesso devido a um simples lampejo, criando apenas uma obra e vivendo dela para o resto da vida. Tudo que se faz depois é mero acessório, sem qualquer valor.
  7. Influem ainda, o carisma, a liderança etc. A quantidade de variáveis para o sucesso é muito grande. Não existe fórmula concreta para se fazer sucesso.
  8. Tudo isto levado as empresas, creio eu que em mais de 80% dos casos desejamos ter funcionários executores, que cumpram tudo aquilo que a empresa deseja. Em vista disto, a mediocridade muitas vezes vence e talentos são desperdiçados.

Paulo Sergio de Camargo - Grafologia

E-mail: grafonauta@br.inter.net

Site: http://grafonautas.blogspot.com



Compartilhe: