Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Liderança

Aqui você encontrará uma relação de perguntas sobre liderança, feitas por jornalistas, e respondidas pela Sonia Jordão.

O que faz de uma pessoa um líder?

Quando o foco é a organização, podemos dizer que líderes são aqueles que conseguem resultados através de sua equipe e conseguem influenciar pessoas para fazerem aquilo que você quer. Portanto, qualquer pessoa pode trabalhar suas características e habilidades e se tornar um bom líder. Já um grande líder, desses que marcam como Gandhi, Abraham Lincoln, Jack Welch, Silvio Santos, Antonio Hermírio de Morais, e tantos outros, não dá para ser sem ter nascido líder. Líder é aquele que mantém pessoas que nele acreditam, que possui seguidores.

O primeiro passo para se tornar um líder é procurar se conhecer. Porém, é fundamental que tenha a consciência de que precisa querer aprender e não esperar que alguém venha lhe ensinar. Aprender, principalmente, com as suas experiências. Não é possível tornar-se um líder em um curso de 20 horas. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que você ler irão despertá-lo para os conceitos de liderança. O resto virá no aprendizado diário e sem fim. Para se tornar um grande líder, você precisa trabalhar muito e duro. Liderar é uma arte.

Como um bom líder não deve se comportar ou agir?

  • Não ouvir os membros de sua equipe
  • Querer que as pessoas façam suas atividades da forma do líder. Não permitir que façam a sua maneira.
  • Tratar seus subordinados com falta de educação, gritar com eles.
  • O bom líder não dá ordens, controla ou pune. Ele colabora, orienta, desenvolve conhecimentos e habilidades, apóia-se na solução de problemas e reconhece o esforço e o mérito pessoal de seus liderados.

Como os líderes natos podem aproveitar e aperfeiçoar suas qualidades em benefício próprio e da empresa?

Se o ambiente familiar e escolar ajudar a desenvolver essas virtudes, essas pessoas no futuro serão grandes líderes. A prática da liderança começa na infância e é o melhor caminho. Liderar é lidar com pessoas, e através da experiência acontece o conhecimento de si mesmo e dos outros. Somente através do autoconhecimento é possível crescer como líder.

O atual líder não dá ordens, controla ou pune. Ele colabora, orienta, desenvolve conhecimentos e habilidades, apóia-se na solução de problemas e reconhece o esforço e o mérito pessoal. Hoje as pessoas são a razão de existir do novo líder. Se você trabalhar duro em relação à liderança, suas características irão se tornar cada dia mais habituais ou inconscientes. É preciso vontade, esforço e muita dedicação.

Quais são as falhas e erros mais comuns de um líder?

Não se conhecer o suficiente para saber as competências que lhe falta e buscar treinamento ou pessoas com tais capacidades para ajudá-lo; adiar decisões que precisam ser tomadas rapidamente; não suprir seus colaboradores e a si mesmo com os treinamentos necessários; assumir compromissos que não tem capacidade de cumprir; esquecer que a humildade é ponto fundamental para crescer; ter receio de delegar; achar que, porque acerta bastante, está sempre certo; possuir baixa empatia; não se colocar no lugar do outro; não saber ouvir.

O que fazer quando vários membros de uma equipe possuem o espírito de liderança?

Líderes e colaboradores precisam uns dos outros para atingir os objetivos propostos. Algumas pessoas são líderes em determinadas situações e não o são em outras. Em uma equipe eficaz, os indivíduos agem como integrantes de uma equipe e não individualmente. Não adianta ficar tendo quedas de braço. É preciso descobrir o que está acontecendo antes de iniciar os trabalhos.

Qual deve ser a atitude de um líder diante de outros líderes?

Somos seres humanos desiguais fisicamente e com temperamentos diferentes, embora semelhantes. Precisamos, assim, analisar psicologicamente os nossos superiores hierárquicos para saber que tipo de pessoa eles são e moldar o nosso comportamento à personalidade deles. Se quisermos trabalhar, precisamos conhecer as características de nosso superior hierárquico e nos adaptarmos a seu estilo de trabalho, assim termos um bom relacionamento com ele.

Qual deve ser o comportamento de um líder quando seus superiores hierárquicos não são líderes?

Um bom empresário vai encontrará alguém muito bom naquilo em que ele não é bom para fazer parte da empresa. Se, por exemplo, ele não tiver a facilidade para lidar com pessoas, ele poderá ser um bom administrador, mas não será um bom líder. Nesse caso, os líderes complementam os administradores e, portanto, devem agir com naturalidade. Se agir eticamente com seus superiores e colaboradores, terá uma ótima oportunidade para se tornar indispensável e, com isso, obter boas oportunidades de crescimento profissional.

Qual deve ser a posição de um líder diante das diversas mudanças que ocorrem no mundo?

Liderança diz respeito à mudança e à condução de uma organização ou de um grupo de pessoas. Um líder é alguém capaz de tirar um grupo de onde ele está e levá-lo aonde devia estar. Ele ajuda as pessoas a entenderem os “porquês” e o que devem fazer para chegar à liderança. Por isso, tanto os profissionais de cargos de chefia quanto seus colaboradores precisam saber tomar decisões, pois nem sempre haverá um superior por perto em momentos de deliberação. Formam líderes em cada nível da organização é importante, pois eles poderão tomar as decisões corretas nos momentos certos, sem depender exclusivamente de seus superiores.

O objetivo da grande maioria dos profissionais é alcançar cargos de liderança. O que um profissional pode fazer para alcançar esse objetivo?

Demonstrar competência naquilo que faz e não ser indispensável na função. Ensinar para outras pessoas suas atividades. Um líder pode fraquejar e assumir erros perante sua equipe? Seres humanos erram. Não acredito que quem assume seus erros está fraquejando. O importante é assumir seus erros e evitar repeti-los.

Como um líder pode conquistar a confiança/respeito da equipe?

O líder conquista uma equipe com amizade e respeito.

Há diferentes tipos de líderes? Quais os tipos mais agradam as empresas?

A liderança pode ser servidora, autocrática, democrática, participativa, facilitadora, avaliadora, conselheira. É importante usar o estilo de liderança de acordo com a situação. Determinar qual estilo mais agrada às empresa é difícil.

Um líder precisa explodir para garantir resultados?

O líder explosivo pode até conseguir alcançar um resultado imediato, mas em longo prazo o que consegue é que seus liderados queiram mudar de empresa. Cada dia mais, o líder explosivo perde lugar. Os jovens não aceitam mais trabalhar com alguém que explode com eles. O relacionamento entre líder e liderados precisa ser o mais amistoso possível e ambos devem trabalhar para alcançar a meta da empresa.

Como deve agir um líder na eterna desavença entre empresa X funcionário? Os líderes devem defender mais o lado da empresa ou os desejos de sua equipe?

Acredito que essa seja uma das maiores dificuldades dos líderes: defender pontos opostos. É importante defender os interesses da empresa perante o funcionário e os interesses do funcionário junto à empresa. É preciso ter empatia e se colocar no lugar de cada um para conseguir enxergar os pontos de vista de cada um. Desenvolver sua inteligência emocional.

A emoção deve ter espaço nas decisões e ações de um líder? O lado racional deve sempre ser mais predominante?

O ideal é que a razão fale mais alto, porém é importante ouvir também o coração.

A liderança nasce com a pessoa ou pode ser desenvolvida?

Algumas pessoas nascem com características de liderança e aquelas que desenvolvem essas características são as que se tornam os grandes líderes quando adultos. Mesmo assim, a liderança pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que quiser, mas para isso é preciso ter vontade, esforço e muita dedicação.

Quais as principais características que o mercado procura num líder?

Um bom líder precisa possuir algumas virtudes. Considero como as mais importantes: conhecimento, habilidades e atitude/ação; imparcialidade, ética (integridade e honestidade); entusiasmo, empatia, autoconfiança, sensibilidade, humildade, saúde, autoconhecimento, motivação e inteligência acima da média. É também fundamental que o líder goste de se relacionar com pessoas, que saiba ouvir e que seja observador.

Qual o maior desafio para um líder?

A melhoria contínua deve ser o maior desafio do líder. Mas, um outro grande desafio da liderança em tempos de mudanças é conseguir gerir-se e ajudar seus colaboradores a fazerem o mesmo. Os líderes precisam conhecer tanto seus pontos fortes, para poder usá-los da melhor maneira, quanto seus pontos fracos, para buscar colaboradores que possam supri-los. Só assim conseguirão ajudar seus liderados a crescerem e a melhorarem até o que estiver ótimo.

Como o líder pode conseguir resultados satisfatórios em momentos de crise?

Além de dinâmico e audaz, espera-se que o líder seja empreendedor e criativo para trabalhar como membro de equipes ao lado dos demais colaboradores, ou seja, alguém que saiba dividir as vitórias. A relação do líder com a equipe é a de facilitador com vistas à obtenção de resultados. Se antes o líder atuava como comandante, agora deve adotar o papel de educador, sempre preocupado em aproveitar o potencial e o talento de cada membro da equipe trabalhando ao máximo as competências individuais. Hoje as organizações buscam profissionais que saibam transmitir claramente as metas e conduzir a equipe aos resultados positivos, extraindo o melhor de cada colaborador. As organizações querem líderes que motivem, envolvam e inspirem o grupo, que consigam "lapidar" os talentos e que descubram novos potenciais, numa relação onde todos ganham.

O que um líder pode fazer para estimular a criatividade da sua equipe?

O líder deve fazer de forma diferente aquilo que todos fazem de uma mesma maneira; pensar uma nova forma, mais prática, melhor, mais barata ou mais rápida de fazer as suas atividades e aí conseguir atingir os resultados esperados. Ele precisa se preocupar com as pequenas coisas, ser flexível e aberto às novas idéias, identificar em seus métodos atuais de trabalho as ineficiências e as atividades que não agregam valor. Só assim o líder conseguirá melhorar todos os dias e com isso motivará seus liderados a pensarem criativamente, melhorando toda a organização.

É possível fazer com que um líder opressor passe a dialogar mais com os membros de sua equipe?

É preciso que o líder queira mudar o seu comportamento. Depois, ele tem que entender que, atualmente, na maioria das organizações não se obedecem mais ordens, pelo menos sem que haja uma boa razão para isso. A liderança baseada no comando e controle já não existe. No seu lugar surgiram novos valores como auto-estima e responsabilidade individual.

Como o profissional de Recursos Humanos pode ajudar um líder opressor a mudar seu comportamento?

Primeiramente, o profissional de Recursos Humanos precisa ajudar o líder a se conhecer. Assim, a liderança identificará as suas características positivas e negativas, inclusive, para poder trabalhá-las. Na prática, podemos adotar a avaliação periódica, em que o RH tem a oportunidade de dar um feedback ao líder. Além disso, o profissional de RH também deve ficar atento para mostrar ao líder a importância dele estar sempre aberto para ouvir as pessoas, estar disposto a crescer, seja como indivíduo ou profissional. Hoje, o autoritarismo não mais funciona e o líder deve estar consciente de que ele não só trabalha com números ou papéis, mas que ele convive com pessoas.

Como é o líder servidor?

O líder servidor é aquele que consegue dos outros as coisas pela autoridade, não pelo autoritarismo. Veja: o dono de uma empresa acaba de montar a empresa e faz de tudo. Ele serve todo mundo para servir a própria empresa: vai ao banco, tira nota fiscal, vende, compra, etc. Depois, na medida em que a empresa cresce, o dono passa a delegara as funções. E consegue bom resultados.

Quando percebemos em uma pessoa as características de um líder?

Boa parte da liderança começa dentro de casa. É aquela pessoa que está à frente das festas, dos eventos. Na escola, lidera a comissão de formatura... É importante esclarecer que você não consegue ser líder se não quiser. Para ser líder é preciso, antes de tudo, se conhecer.



Compartilhe: