Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Gestão Empresarial

Aqui você encontrará uma relação de perguntas sobre gestão empresarial, feitas por jornalistas, e respondidas pela Sonia Jordão.

Hoje no Brasil, qual a postura empresarial com relação à qualidade de vida de seus funcionários?

Muitos empresários ainda não se preocupam com a qualidade de vida para seus funcionários. Algumas empresas estão começando a dar valor a isso e descobrindo que o funcionário que se sente bem no ambiente de trabalho e possui uma vida com qualidade produz mais e melhor.

Cada vez mais, a mulher tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho. Você acredita em gestão com intuição feminina?

A tendência é cada vez mais as mulheres conquistarem seu espaço. A intuição e a capacidade de exercer múltiplas tarefas, além da capacidade de compreender e lidar melhor com os colegas de trabalho, leva as mulheres a conquistarem posições hierarquicamente superiores e atuarem em diversas áreas que antes não atuavam.

Há um modelo ideal de treinamento de equipe?

Todo treinamento é bem vindo e válido, mas deve obedecer a necessidade da empresa e a disponibilidade de tempo e dinheiro. O ideal é você fazer mais de um tipo de atividade, com treinadores diferentes, pois a pauta de assuntos a ser discutida costuma ser vasta.

Você acredita que as empresas, por algum motivo, podem deixar o comando nas mãos de executivos não preparados para o cargo?

Muitas vezes isso pode acontecer. Um profissional pode ser excelente em alguma função e ser promovido a líder da equipe e não se dar bem como tal, por não ter habilidade na gestão de pessoas. Outras vezes, alguém resolve abrir uma empresa e não consegue influenciar os profissionais que contrata por não ser um bom líder. Com maior competitividade, as empresas cada vez mais precisam ter foco nos resultados e só se consegue bons resultados com pessoas motivadas. Cabe aos líderes ajudar seus liderados a se manterem motivados. Diante de maus resultados é preciso descobrir o responsável. Se a empresa tem profissionais competentes e não consegue atingir as metas, o problema pode estar na liderança, que não está conduzindo corretamente os membros da equipe.

Hoje, as empresas estão investindo mais em desenvolvimento de competências?

O profissional que busca aprimorar suas competências e desenvolver aquelas que estão adormecidas possui mais valor para o mercado de trabalho. As empresas sabem que ao investirem em seus funcionários estão valorizando-os, e que funcionário motivado produz mais. Pesquisas mostram que a quantidade de horas de treinamento nas empresas brasileiras aumentou nos últimos anos.



Compartilhe: