Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

O gerente perfeito

Aqui você encontrará uma relação de perguntas a cerca do gerente perfeito, feitas por jornalistas, e respondidas por Sonia Jordão.

1- Por que é tão importante a presença de um gerente na loja?

Os profissionais necessitam de alguém a quem recorrer em caso de dúvidas, alguém que possa tomar as decisões importantes, que acompanhe o que acontece e seja um porta-voz dos funcionários para a direção e também da direção para os funcionários. O gerente é essa pessoa.

2- Quais problemas uma má gerência pode acarretar?

Um mau gerente acaba sendo uma péssima influência para os demais colaboradores da empresa. Pode causar a desorganização de um setor, atrair baixos resultados e desempenhos, e ser um desmotivador para os que estão ao seu redor.

3- Todo gerente tem de ser um líder nato? Como desenvolver esse espírito?

É importante saber que nem todo gerente é um líder, e que nem todo líder é gerente. Liderar é diferente de gerenciar, é influenciar pessoas. Você pode ser um gerente e não conseguir ser o líder da equipe e pode conseguir que uma equipe faça o que você quer sem estar ocupando algum cargo de chefia. Gerência é um cargo e liderança é uma habilidade. Contudo, o ideal é que um gerente seja um bom líder.

Muitas pessoas não nascem com características de liderança e conseguem desenvolver isso ao longo do tempo. Portanto dá para ocupar cargos de chefia sem ser líder nato.

Para que a pessoa seja um bom líder é necessário que tenha algumas características e desenvolva algumas habilidades. Líderes especiais conseguem extrair o melhor de cada pessoa, dando-lhe autoridade para que possa ter suas próprias idéias e agir de acordo com elas. E mais: devem saber ouvir.

Os líderes mais eficazes são aqueles capazes de adaptar seus estilos às exigências de uma situação ou grupo específico.

Os grandes líderes, diante de um grupo, enxergam pessoas distintas, cada qual com suas aspirações, cada qual querendo viver, cada qual querendo mostrar suas competências.

4- Como o gerente pode se r, ao mesmo tempo, o braço direito do proprietário e dos funcionários (conquistar a simpatia dos subordinados e a confiança do patrão)?

É preciso defender os interesses da organização junto aos colaboradores e defender os interesses dos colaboradores junto à alta direção da empresa. Há situações em que ele será o elo entre os dois. Ser íntegro e ético é importantíssimo. Nada de fazer fofocas pelos corredores da empresa contra a direção e depois ir puxar saco da direção, nem falar mal dos colegas de trabalho e depois fazer-se de amigo. É possível ter um bom relacionamento com colaboradores e direção, sem prejudicá-los.

5- As dez características indispensáveis em um gerente ideal.

  • Humildade
  • Entusiasmo
  • Ética
  • Iniciativa
  • Controle emocional 
  • Saber ouvir e se comunicar
  • Conhecimentos específicos ao cargo
  • Firmeza
  • Auto-motivação
  • Ser exemplar


Compartilhe: