A arte de liderar - Lidere para o sucesso!
A cada dia mais as organizações precisam de bons líderes. Sucesso é consequência de bons resultados. Tenha objetivos e metas bem definidos para ser um vencedor e alcançar o sucesso.
Liderar é influenciar e conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre e espontânea vontade. É também conseguir os resultados esperados por meio de outras pessoas. Um líder especial consegue extrair o melhor de cada pessoa porque, para ele, as pessoas são o que há de mais importante em seu trabalho
Pesquisas mostram o seguinte:
- Instituto Kienbaum – Para 63% dos executivos brasileiros faltam líderes na sua companhia.
- HayGroup – Apenas 19% dos líderes criam ambientes de alta performance.
- Instituto Galup – 66% das pessoas se demitem do líder.
- Revista Você SA – 92% dos líderes não sabem dar feedback.
Bons líderes conseguem bons resultados com sua equipe. Quando alguém estiver liderando, para alcançar o sucesso, ele precisa preocupar-se com o que fazer. São oito funções a serem realizadas, são oito passos para ser um bom líder. São as seguintes funções: Definir as tarefas, planejar, dar as instruções, controlar, avaliar, motivar, organizar e ser exemplar.
Podemos dizer que:
- Definição da tarefa significa “algo que precisa ser feito”. É preciso ter objetivos claros, limitados quanto ao tempo, realistas, desafiadores e possíveis de serem avaliados.
- Planejamento é construir uma ponte mental de onde você está agora até onde deseja estar quando tiver alcançado o objetivo. Planejar implica fazer as perguntas: “o quê”, “por quê”, “como”, “quando fazer” e “quem faz o quê”.
- Dar instruções é a função de comunicar os objetivos, as tarefas e os planos à equipe. Agora, nem sempre o que você fala está sendo ouvido e compreendido, já que existem pessoas que se comunicam melhor através da fala e outros através da escrita. Portanto, garanta que o outro entenda o que quer transmitir.
- Por meio do controle é que se garante que a energia da equipe está canalizada para a execução da tarefa, e que os recursos são usados de maneira correta. Bons líderes conseguem o máximo de resultados com o mínimo de recursos.
- A avaliação é efetuada durante toda a execução da tarefa. No momento de se avaliar é importante que o líder seja imparcial e justo. Que se dê um feedback honesto e preciso, que se faça críticas construtivas e se elogie sinceramente.
- Motivar é despertar a força e a energia interior de cada pessoa. Todos esperam que os líderes consigam incentivar as pessoas. É importante procurar despertar a força e a energia interior de cada um. Uma simples frase pode conseguir fazer a pessoa se sentir motivada.
- Para entendermos a função “organização”, precisamos considerar três outros aspectos: sistemas, administração e administração do tempo.
- Um sistema é uma série de partes inter-relacionadas formando um todo. A cada dia fica mais difícil tocar qualquer negócio sem sistemas, e eles são vários: sistema de produção, sistema de avaliação, sistema de controle de qualidade, sistema de informações e assim por diante.
- Administração envolve o trabalho com a papelada e se refere ao desenrolar cotidiano dos negócios. Geralmente inclui administração financeira em vários níveis. Quando o líder assume a responsabilidade administrativa está se transformando em um facilitador.
- Quando falamos em administrar o tempo estamos nos referindo a administrar nossa vida em relação ao tempo. É bom que o quê se estiver fazendo hoje seja algo importante. Afinal, se está trocando um dia de sua vida por isso.
- A última função da liderança é ser exemplar. As pessoas normalmente observam o líder, e procuram ver quem ele é e o que faz, assim como o que diz. Cada dia mais as Organizações procuram profissionais éticos.
As responsabilidades e cobranças são grandes, sendo necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a liderança em várias situações. Por isso, é preciso querer ser líder.
Um líder que quer se desenvolver, procura estar preparado. Também sabe que ser proativo é essencial e ser reflexivo é fundamental.
A cada dia mais as organizações precisam de bons líderes. Se você se interessa pelo assunto, busque oportunidades de liderança, seja em equipes, na família ou ainda na sua comunidade. Cada experiência lhe ajudará a crescer. E, na Organização de hoje, você precisa criar suas próprias oportunidades.
Sucesso é consequência de bons resultados. Pessoas vencedoras comemoram e alcançam seus objetivos e pessoas perdedoras justificam-se, arrumam desculpas para o que não fizeram. Tenha objetivos e metas bem definidos para ser um vencedor e alcançar o sucesso.
Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros
Se você quiser se desenvolver ainda mais como líder leia o e-book escrito por Sônia Jordão: “Melhores Resultados com a sua equipe em 4 passos – Liderando neste mundo VUCA?”. Para fazer o download gratuitamente é só acessar o link http://aartedeliderar.com/pc.
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