Palestrante Especialista em Liderança e Gestão
Para as empresas, o melhor dos mundos é o alinhamento entre todas as formas de motivação. Além de abrigar todos os estilos, a empresa estará demonstrando coerência e gerando sinergia entre as diferentes formas de estimular as pessoas. Por Gisela Kassoy
Por Gisela Kassoy
Já vi e participei de muitas discussões sobre quem motiva quem e também já ouvi muitas vezes que ninguém motiva ninguém.
Acredito que o foco pode ser mudado. Em vez do “quem”, “o quê”. Isso mesmo. O que me motiva? O que motivaria minha equipe, as pessoas que se reportam a mim, meus colegas?
Quero compartilhar algumas observações sobre este tema. Ajudou muitos líderes, empresas e pessoas interessadas na própria auto-motivação. Divido as formas de motivação em quatro grupos, conforme listei abaixo:
Estímulos concretos – Estes são os mais óbvios: prêmios em dinheiro, participações nos lucros, presentes, pontos que se somam como nos sistemas de milhagem, troféus, brindes. Estímulos concretos, mesmo os de custo baixo, são bastante gratificantes e, enquanto continuam visíveis, alimentam a auto-estima de quem os recebeu. Do ponto de vista das empresas, eles deixam claro a importância da participação, como é o caso dos Programas de Sugestões, de Gestão do Conhecimento e Boas Práticas.
Estímulos sociais – Como dizia o poeta inglês John Donne, nenhum homem é uma ilha. Temos necessidade de nos sentir incluídos, amados, parte do grupo. Dependendo da pessoa, ser aprovado e apreciado por um grupo pode ser tão ou mais importante do que um prêmio em dinheiro. O estímulo social positivo é muito poderoso, mas o negativo também: quantas vezes as pessoas deixam de expor suas idéias e seus pontos de vista por receio de não serem bem vistos?
Valores – Se você valoriza a vida em família acima de tudo, vai preferir trabalhar em uma empresa que deixa você sair mais cedo no dia do aniversário de seu filho do que em uma na qual nunca há horário certo de saída. Ter nossos valores atendidos é extremamente estimulante. E nada pior do que tê-los contrariados. Aliás, nesses casos, algumas pessoas podem até se recusar a fazer alguma tarefa, ou fazê-la mal feita, comprometendo assim o resultado final. Às vezes, os estímulos sociais acabam transformando nossos valores, mas podem também ser bem distintos: imagine um adolescente cujos colegas querem cometer um pequeno furto. Por mais que seus valores sejam diferentes dos valores de seus colegas, ele sabe que, caso se recuse a seguir o grupo, receberá apelidos pejorativos e poderá até ser expulso da turma, ou seja, será punido socialmente.
Prazer – Dizem que Thomas Edson sumiu na festa de seu casamento e foi encontrado em seu laboratório, estudando. Não há dúvidas de que ele era obcecado por resultados, mas aposto que o estudo em si também era fascinante para ele. Também chamado de motivação intrínseca, o prazer pode ser fruto da busca do resultado ou da própria forma como uma tarefa é executada.
Para as empresas, o melhor dos mundos é o alinhamento entre todas as formas de motivação. Além de abrigar todos os estilos, a empresa estará demonstrando coerência e gerando sinergia entre as diferentes formas de estimular as pessoas.
E você, tem sede do quê? Procure entender o que mais o motiva e vá atrás. Você mesmo pode se dar um presente quando realizar uma tarefa. Pode compartilhá-la com os outros, pode fazer refletir sobre seus valores e a coerência entre eles e seus atos.
Quanto ao prazer... há sempre uma forma de tornar seu trabalho mais agradável. Se for difícil mudar o processo, foque nos resultados. Se eles parecerem distantes, mude o ambiente a sua volta.
E não se esqueça: além da sua responsabilidade profissional, você tem um compromisso consigo mesmo: ser feliz.
Gisela Kassoy – Suporte à Inovação Contínua
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