Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Atitudes e comportamento nas empresas

Agir eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a organização. Nos negócios, a ética passa pelo respeito aos clientes e ao estilo de gestão do líder de equipe. Por Sônia Jordão 

Por Sônia Jordão

Nas empresas, na maioria das vezes, o comportamento pode valer muito mais que desempenho. Para que uma empresa seja nota 10, não pode ter colaboradores que sejam nota 5.

O que fazer para ser um profissional especial, desses que as empresas tanto buscam? Aja corretamente. Assim você terá uma carreira longa, respeitada e sólida. Seja ético, isso pode fazer a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. E entenda: agir eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a organização. Nos negócios, a ética passa pelo respeito aos clientes e ao estilo de gestão do líder de equipe.

Uma pesquisa publicada na Revista Veja, anos atrás, sobre as atitudes éticas e não éticas, mostrou que:

  • 43% dos entrevistados já pediram ao garçom para aumentar a nota do almoço.
  • 49% já mentiram para um cliente dizendo que o serviço ficaria pronto na data acertada, mesmo sabendo que não poderiam cumprir o prazo.
  • Um pouco mais da metade de entrevistados assumiu que já faltou ao trabalho e disse ao chefe que estava doente, sem estar.
  • Um em cada cinco pessoas admitiu que roubaria a ideia de um subordinado.

Cada decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Por isso, busque:

  • Ser honesto em qualquer situação.
  • Ser tolerante e flexível.
  • Ter coragem para assumir decisões.
  • Assumir os seus atos.
  • Ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
  • Ser íntegro, independente da situação.
  • Ser prudente.
  • Ser educado.
  • Ser fiel.
  • Ser humilde.

Procure se lembrar das seguintes dicas:

  • Empresas não são apenas entidades jurídicas, são formadas por pessoas e só existem por causa delas.
  • A organização é uma fonte de renda para todos e não só para si mesmo.
  • Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações.
  • Agir eticamente é uma decisão pessoal.

Além de ter o conhecimento e habilidades exigidas pela função, só agindo com ética você poderá se tornar um profissional nota 10!

 

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br



Compartilhe: