Palestrante Especialista em Liderança

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Gestão de Pessoas


A difícil arte de viver em comunidade

Artigo publicado no Jornal Gazeta de Contagem, em edição de 15 a 20 de outubro de 2008.

A importância dos treinamentos nas organizações

A atitude de treinar colaboradores é sempre bem-vinda, porém é necessário que o intento seja constante. Caso contrário, tudo será em vão... Acredito que é preciso treinar sempre. Por Sonia Jordão

A moda do resultado

Resultado, resultado, resultado. O sistema do “eu quero resultado”, também é conhecido como “se vire”... Por Scher Soares

Algumas razões para trabalhar em equipe

O trabalho em equipe influencia e modifica a organização como um todo. Nesse sentido, há dois tipos de organizações: as tradicionais e as baseadas em equipes. Por Sonia Jordão

Atitudes e comportamento nas empresas

Agir eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a organização. Nos negócios, a ética passa pelo respeito aos clientes e ao estilo de gestão do líder de equipe. Por Sonia Jordão 

Avaliando o desempenho dos colaboradores

A avaliação do desempenho é uma averiguação de como as pessoas estão atuando em suas atividades. É uma medição do sucesso obtido em relação aos critérios, metas, resultados e do potencial de desenvolvimento que foram alcançados. É um processo que ajuda a julgar, principalmente, a contribuição de uma pessoa para o negócio da organização. Por Sonia Jordão

Boas maneiras nas empresas

As empresas demitem muito mais por mau comportamento do que por falta de conhecimento. Portanto, é importante agirmos com boas maneiras e principalmente sermos éticos em nossas ações. Por Sonia Jordão

Bom relacionamento entre colegas de trabalho

Artigo publicado no Jornal Estado de Minas, em 24 de agosto de 2008; no Jornal Gazeta da Lapa, em edição de agosto de 2008; e no Jornal Diário do Comércio, em 21 de Outubro de 2008. Por Sonia Jordão

Caráter: qualidade indispensável...

Aquela antiga e sábia frase que afirma que as palavras movem, mas os exemplos arrastam, mostra o tipo de pessoa que você é com os amigos, em casa e nos negócios. Por Prof. Menegatti

Clima Organizacional

Se desejamos funcionários leais devemos administrar o clima organizacional, que é o "meio ambiente psicológico" da organização. Por Amaury Moraes Junior

Como não deixar tudo para depois

Quantas vezes você já passou pela situação de ter algo importante para fazer, mas sentiu preguiça e adiou a execução? Conhece alguém que deixa tudo para depois? Se você não se encaixa em nenhum desses perfis, parabéns... Por Christian Barbosa

Como se relacionar com seus líderes

Artigo publicado no Jornal Gazeta de Contagem, em edições de 11 a 17 de novembro de 2008 e de 31 de março a 06 de abril de 2009. Por Sonia Jordão

Comprometimento com a empresa

Existem organizações que acreditam que basta assinar um contrato de trabalho e pagar o salário em dia, para que todos os funcionários comprometam-se com a empresa... Por Ângela de Fátima Saraiva Freitas

Conflitos entre pais e filhos podem gerar prejuízos nas empresas

Praticamente todo homem adulto já deparou com uma situação na qual sua opinião era acentuadamente divergente, ou até se opunha a outra posição, tendo verificado ser difícil encontrar um consenso sem um mínimo de desgaste. Por Sonia Jordão

Crescimento baseado em relacionamentos

A busca por um aprofundamento em nossos conceitos de relacionamentos muda a estrutura que alimenta sentimentos de descontentamentos profundos no ambiente de trabalho. Por Marco Antonio Fernandes

Demita o incompetente que eu contrato

Por mais que Arlindo não quisesse, sua empresa tinha que crescer... Por Débora Martins

Entendendo o que é turnover e como diminuí-lo

Geralmente, o turnover é tido como um indicador da saúde organizacional e deve ser controlado para manter o capital intelectual da empresa e evitar grandes custos para a organização, tais como custos de recrutamento, custos de seleção, custos de treinamento e custos de desligamento. Por Sonia Jordão

Ética e os compromissos

Quando assumimos um compromisso, principalmente aqueles com hora marcada, devemos fazer de tudo para honrá-lo. Caso isso não seja possível, o melhor é entrar em contato com o outro, antecipadamente, e marcarem um novo horário. Por Sonia Jordão

Ética no dia a dia das empresas

A ética está relacionada à conduta humana em sociedade. Trata-se de um conjunto de valores e regras sociais que regem o nosso comportamento, determinando se ele é aceitável ou não. Por Sonia Jordão

Ética no dia a dia das pessoas

Sabemos que pessoas éticas agem sem prejudicar os outros. Em outros dois artigos trouxemos algumas atitudes sobre a ética no dia a dia das pessoas e dos motoristas. Por Sonia Jordão

Ética no dia a dia do trânsito

Ser ético é muito mais do que não roubar. É respeitar o direito do outro, ser íntegro, não infringir leis. Depois de ler sobre cada tópico, desejo que pense em mudar as atitudes de seu dia a dia, aquelas que não são éticas. Por Sonia Jordão

Ética, questão de sobrevivência

É preciso, que todos dentro de uma organização, exerçam suas funções, de forma transparente, não só respeitando os limites e os direitos das pessoas, mas, em prol do bem comum... Por Marizete Furbino

Falando de disciplina

Ser disciplinado é conseguir fazer as coisas rotineiramente, da mesma forma por diversas vezes, por exemplo, almoçar ao meio dia, começar a trabalhar às oito horas, ir à academia três vezes por semana, levar o cachorro para passear duas vezes ao dia. Enfim, ter a capacidade de seguir padrões.

Fazer a diferença corporativa

Não importa quanto disporemos de dinheiro para realização de nossos objetivos, o que realmente importa é o quanto de força, dedicação, interesse e tempo iremos dedicar para que realizemos os mesmos objetivos... Por Cícero Alves Rocha

Implantação de banco de horas nas Empresas

Atualmente, as empresas precisam buscar alternativas que reduzam custos para, então, conseguirem baixar seus preços finais e ganhar mais pedidos. Uma alternativa é o banco de horas. Por Sonia Jordão

Integração de funcionários

É importante integrar e manter os colaboradores sempre atualizados sobre diversos assuntos... Por Amaury Moraes Junior

Melhorando a comunicação entre pessoas...

Artigo publicado no Jornal Gazeta da Lapa, em edição de novembro de 2008, e no Jornal Gazeta de Contagem, em edições de 16 de setembro de 2008 e 17 de março de 2009. Por Sonia Jordão

Melhorando o relacionamento com seu superior hierárquico

Há algumas regras de boa conduta que podemos seguir ao lidar com nossos superiores hierárquicos, para sermos bem sucedidos. Uma delas é não fazer comentários sobre a vida particular do seu superior. Por Sonia Jordão

Modelo de competências

Estamos vivendo um período de grandes transformações, exigindo que cada um crie o seu novo "eu". Por Amaury Moraes Junior

No final da batalha o importante é ter história para contar

Não querendo mudar o significado das palavras, pobreza para mim é sinônimo de falta de vontade, não sonhar, não correr atrás de seus objetivos, resumido: pobreza é cruzar os braços para o mundo. Por Denerval de Souza Frois

O comportamento ético nas empresas

Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Por Sonia Jordão

O estado sou eu

Desrespeitar uma lei, corromper, não é a melhor forma de se posicionar contra alguma regra. O Brasileiro fez aquela cara de quem diz "Pare com essa conversa!!!". Por Marcelo Amaral

O homem das meias brancas

O estagiário deixou revelar um reluzente par de meias brancas contrastando com os sapatos pretos e terno preto que o mesmo utilizava. Por Scher Soares

O mundo perfeito

O desejo de fazer o ótimo dilacera a possibilidade de fazer o bom. E, no final, nada é concretizado. Por Tom Coelho

O pacto da mediocridade e o mercado de trabalho

Características como ética, atitude, responsabilidade e honestidade, entre outras, não são desenvolvidas em sala de aula. E é aí que muitos profissionais estão pecando. Por Fabiano Dell'Agnolo

O palpiteiro sem fundamento. E pior, sem resultado

Mostrei como o palpite dele tinha sido infeliz ao emitir opinião com base em achismos, crenças, suposições e falta de informação... Por Scher Soares

Passando por uma avaliação 360º

Deixei de ser uma líder do tipo autoritária, pois entendi que os jovens de hoje não mais aceitam esse tipo de liderança... Por Sonia Jordão

Poder, valor e imagem pessoal

Poder é uma das molas propulsoras da humanidade. O homem busca o poder incessantemente... Por Rogério Martins

Problemas pessoais no trabalho

Como lidar com estes infortúnios do cotidiano pessoal sem comprometer a posição na empresa? Por Tom Coelho

Regras básicas do futebol e sua correlação com as empresas

Muitas vezes o funcionário não pergunta por medo de ser ridicularizado. E as pessoas não ensinam porque acham que são coisas básicas. Por Sonia Jordão

Regras de boa convivência

Artigo publicado no Jornal do Síndico em edições de setembro e outubro de 2007. Por Sonia Jordão

Sete importantes itens para o sucesso dos sistemas de gestão

Quando ouvimos a expressão "sistemas de gestão" logo nos vem à cabeça a imagem de um manual pesado, contendo um apanhado de regras, geralmente chatas, a serem cumpridas. Por Rogério Campos

Um grande vilão dos relacionamentos: os contratos ocultos

Um grave problema que acontece nos relacionamentos, seja entre casais ou entre sócios, se deve a alguns contratos ocultos, que estes fazem, e não conseguem cumprir. Esses contratos, se não tratados adequadamente, podem levar a separações entre os casais ou a acabarem com uma sociedade. Mas o que é esse tal de contrato oculto? Por Sonia Jordão

Um monte de gente faz isso

Creio que, para o Brasileiro, se todo mundo era canalha, ele também teria de ser... Por Marcelo Amaral

Você é conhecido em sua área?

Temos que ser participativos, comparecendo a seminários, workshop, grupos de discussão, trocando cartão de visita e também trocando experiência. Através disso seremos pessoas conhecidas em nosso campo de atuação... Por Carlos Eduardo Melo dos Reis

Você é dodói?

Você reconhece um “dodói” de imediato através de alguns comportamentos padrões, como justificativas e desculpas, irritação e mágoa quando recebem algum feedback que não seja positivo, dificuldade em seguir um plano de trabalho... Por Scher Soares

Você já se questionou sobre a forma como os outros te veem?

Nem sempre o seu desempenho será suficiente para te manter no emprego. Um comportamento inadequado pode até te levar à demissão. E como uma pessoa educada, com boas maneiras, sempre terá um lugar de destaque na sociedade, procure cuidar disso com carinho. Por Sonia Jordão