Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Valorizando a Ética no Momento Atual

A ética está relacionada à conduta humana em sociedade. Trata-se de um conjunto de valores morais e regras sociais que regem o nosso comportamento, determinando se ele é aceitável ou não.

A ética está relacionada à conduta humana em sociedade. Trata-se de um conjunto de valores morais e regras sociais que regem o nosso comportamento, determinando se ele é aceitável ou não.

Atualmente fala-se muito sobre conduta ética principalmente no que se refere a política, dizemos que alguns políticos são antiéticos, corruptos e desonestos. No entanto, se fizermos uma análise, esses comportamentos acontecem em nosso cotidiano e a política é somente um reflexo dessas atitudes, pois quem nos representa é um cidadão comum, eleito por nós.

No que se refere a ética, podemos analisar aspectos referentes a convivência social, por exemplo, jogar lixo em local inapropriado. É muito ruim andar pelas ruas e se deparar com a sujeira, pois deixa o ambiente com um péssimo aspecto, além de que, todo o lixo que é jogado nas ruas, se ali permanecerem, irão direto para os bueiros da cidade, e em períodos de chuva, devido a esse lixo acumulado, ocorrem enxurradas que prejudicam o trânsito e podem até provocar acidentes. Ou seja, o simples ato de jogar um papelzinho na rua, pode gerar uma situação em que prejudicamos outras pessoas. Falando dessa forma parece uma atitude absurda, que somente pessoas de péssima índole, e completamente alheias a nós cometeria, porém é algo comum que vemos diariamente, e para muitos, tanto ver quanto cometer é normal, todavia, é um ato antiético, pois ser ético é muito mais do que não roubar. É respeitar o direito do outro, ser íntegro, além de não infringir as leis.

Um outro ponto a se analisar, é que quando vemos na televisão um candidato difamando o outro podemos achar aquilo absurdo, inadequado, e realmente é. No entanto, se refletirmos essa situação em nossas vidas, ao sair de uma empresa em que você trabalha, falar coisas ruins referente é quase a mesma coisa. Não somente a exposição pública prejudica, e se torna um problema. Falar coisas que agridem a imagem de uma pessoa ou instituição é uma atitude antiética, e pode causar problemas irreversíveis no que se refere a sua conduta moral perante a sociedade. Ético, seria guardar para si as opiniões negativas, pois por algum período aquela instituição satisfez as suas necessidades.

Além disso, o respeito ou desrespeito às leis de transito também está relacionado a ética do indivíduo, pois as suas atitudes como motorista, ou pedestre atingem o outro. Por exemplo, se um motorista estaciona na vaga indicada a deficientes, ele está tirando a possibilidade desse ocupar a vaga que lhe é garantida por lei, ficando sujeito a não poder estacionar e realizar o que precisa, ou estacionar em local inapropriado as suas necessidades e sofrer algum acidente ou passar por algum transtorno.

O conceito de ética se encaixa também nas nossas relações pessoais, não comparecer a um compromisso e não avisar é uma atitude antiética, pois o outro dedicou seu tempo, entre outras coisas, para estar ali, além de prejudicar alguém com sua falta, você ainda corrompe sua imagem.

 

Agir corretamente é algo crucial para a ascensão de qualquer profissional, seja esse um político, um empresário, um médico, um operário, pois a chance de ser antiético sempre estará presente, independente do seu ambiente. Contudo escolher agir corretamente é a receita para se ter uma carreira brilhante, seja qual for a sua área de atuação e para saber se a atitude que estamos tomando é ética ou não devemos lembrar que ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros e assim como estabeleceram os gregos, uma vida moral leva você a ser bem-sucedido.

 

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante  desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

Este artigo foi disponibilizado nos sites abaixo:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/valorizando-a-etica-no-momento-atual/112832/



Compartilhe: