Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Como se relacionar com seus líderes

Artigo publicado no Jornal Gazeta de Contagem, em edições de 11 a 17 de novembro de 2008 e de 31 de março a 06 de abril de 2009. Por Sônia Jordão

Por Sônia Jordão

Somos seres humanos desiguais fisicamente e com temperamentos diferentes. Por isso, tratamos cada pessoa de uma maneira. É assim, também, nas Organizações. Precisamos analisar psicologicamente os nossos líderes para sabermos que tipo de pessoa eles são. Isso nos permitirá “moldar”, sempre que possível, o nosso comportamento à personalidade de nossos líderes evitando confrontos com os mesmos. Temos que conhecer as características dos líderes da empresa na qual trabalhamos para, assim, nos adaptarmos ao seu estilo de trabalho e mantermos um bom relacionamento com eles.

Os tipos de pessoas variam muito, mas os tipos de líderes geralmente são os mesmos. São eles:

  • Autocratas: O fundamental, para eles, é cumprir as ordens sem discuti-las ou alterá-las. Na falta de instruções claras, devemos consultá-los sempre e não fazer as coisas por conta própria assumindo riscos.
  • Negligentes: É bom sermos precavidos, não confiando na liberdade usufruída e nos policiando para não nos excedermos em certas funções, a fim de que, depois, não sejamos responsabilizados por erros que não cometemos.
  • Nervoso: Com esse tipo de pessoa, a solução é procurar ser ágil nas ocasiões em que ele estiver calmo e ser calmo quando ele estiver agitado. Deve-se fazer o possível para relevar os seus “estouros”, recordando que são frutos do temperamento e não do caráter. (Às vezes, cinco minutos depois de “estourar” ele “esfria a cabeça” e procede de maneira oposta, com extrema magnanimidade). É bom, também, evitar interrompê-lo quando estiver ocupado e não lhe pedir favores quando se encontrar de mau humor.
  • Vaidosos: Para estes, infelizmente, o que funciona são os elogios, faça-os se quiser ou puder, isso é questão da sua consciência. Precisamos ser cautelosos para nunca criticá-los por trás, pois, cedo ou tarde, tal crítica chegará ao seu conhecimento e isso jamais será perdoado.
  • Bons: Devemos ter o cuidado de não abusar, tropeçando na ilusão de que toda pessoa boa é boba.

Há algumas regras de boa conduta que nos ajudam e devem ser seguidas ao lidarmos com nossos líderes:

  • Respeite os seus líderes de acordo com as normas disciplinares. Porém, faça um pouco mais: estime-os se puder e, provavelmente, eles também o estimarão.
  • Quando se lembrar dos defeitos de seu líder, não se esqueça de suas qualidades.
  • Não faça comentários sobre a vida particular do líder: ele presumivelmente não costuma esmiuçar a sua.
  • Quando conquistar a amizade pessoal dos líderes, não busque tirar proveito dela no trabalho; saiba que os colegas o estarão vigiando nessa expectativa.
  • Antes de condenar uma decisão, do líder, que não lhe agradou, pense naquilo que faria se estivesse no lugar dele.
  • Compreenda que a maior homenagem que se pode prestar a um líder é o fiel cumprimento do dever, sem que para isso a sua cordialidade se transforme em bajulação.
  • Se você supõe que o serviço anda desorganizado, apresente diretamente ao líder as teorias que tem para melhorá-lo. Se elas não forem aproveitadas, pelo menos você lucrará o tempo que perderia levando o assunto a outras pessoas.
  • Antes de dizer um desabafo a seu líder, conte até dez ou mil, se for preciso. Com qualquer ofensa endereçada a ele, você não alcançará nenhuma vantagem, mas, certamente, algum prejuízo acabará tendo.
  • Entenda que os líderes, possivelmente, terão mais atribuições e maiores responsabilidades que você, e menos possibilidades de serem gentis.
  • Convença-se de que o líder quase sempre toma ciência dos fatos delicados ocorridos na ausência dele. Quanto a isso seja previdente, pois, geralmente, o líder é o primeiro a saber.

 

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br

Para ver este artigo em sua publicação no Jornal Gazeta de Contagem entre nos links abaixo:

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=494

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=714

Este artigo foi disponibilizado nos sites abaixo:

http://casesdesucesso.wordpress.com

http://konvenios.com.br

http://recantodasletras.uol.com.br

http://www.aacb.org.br

http://www.administradores.com.br

http://www.aems.com.br

http://www.agenciara.com

http://www.amapadigital.net

http://www.artigonal.com

http://www.artigos.com

http://www.artigos.etc.br

http://www.artigosonline.com.br

http://www.brartigos.com.br

http://www.crams.org.br

http://www.empresanet.com.br

http://www.gostodeler.com.br

http://www.infoeducativa.com.br

http://www.infoeducativa.com.br

http://www.mbengenharia.com.br

http://www.outrolado.com.br

http://www.paralerepensar.com.br

http://www.portaldomarketing.com.br

http://www.revistademulher.com.br

http://www.roraimaemfoco.com


 

 

 

 


Compartilhe: