Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Você é conhecido em sua área?

Temos que ser participativos, comparecendo a seminários, workshop, grupos de discussão, trocando cartão de visita e também trocando experiência. Através disso seremos pessoas conhecidas em nosso campo de atuação... Por Carlos Eduardo Melo dos Reis

Por Carlos Eduardo Melo dos Reis

Nós profissionais sempre reclamamos da dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho, mas será que realizamos atitudes para diminuir este tempo? Será que somos realmente conhecidos em nossa área de atuação? Somos participativos?

Acredito que diante de todas as perguntas acima, a resposta é não. Hoje temos grupo de discussão sobre diversos temas, muita gente se inscreve, porém poucas pessoas atuam de forma participativa. Geralmente a gente pega o e-mail lê e deleta, sem a nossa opinião e irmos a fundo á discussão.

Hoje também temos os famosos Happy hour, porém quando um "membro" do grupo se propõe a realizar o evento, ai faz diversas convocações, muitos confirmam presença e na data prevista vai um numero pequeno de participantes.

A Internet torna nossa vida profissional mais fácil, podemos enviar textos, artigos, trocar mensagens, telefones, etc. Porém o contato pessoal está ficando de lado e isto é muito ruim no aspecto profissional.

Temos que ser participativos, comparecendo a seminários, workshop, grupos de discussão, trocando cartão de visita e também trocando experiência. Através disso seremos pessoas conhecidas em nosso campo de atuação, aumentando o nosso famoso "networking", e podendo usar de forma produtiva para conseguirmos trilhar nosso caminho.

Na vida ninguém consegue sucesso sozinho, precisamos sempre de ajuda e nossa ajuda deve vir de pessoas conhecida no mercado e em seu meio, por isso, a melhor forma de melhorarmos nossa empregabilidade é participando de tudo que acontece no nosso meio.

No Happy hour o profissional não vai gastar quase nada, em festas de confraternização o custo é pequeno e o retorno é garantido. São atitudes e participações que levam e elevam nosso perfil profissional, porque no final de tudo estaremos trocando conhecimento e isto hoje é indispensável.

Precisamos seguir os bons exemplos, vejam a maçonaria, cada membro ajuda a um outro membro; veja os Rotary Club, e assim por diante. Hoje tem empresas que tem em sua Diretoria pessoas que são "espiritas" e esta empresa só se permite contratar pessoas do mesmo "culto". E isto é um fato, um caso real.

Procure ser uma pessoa conhecida em seu meio, e tudo pode mudar.

Pense nisso com carinho.

Boa sorte a todos

Carlos Eduardo Melo dos Reis

E-mail: melodosreis@hotmail.com



Compartilhe: