Boas maneiras nas empresas
As empresas demitem muito mais por mau comportamento do que por falta de conhecimento. Portanto, é importante agirmos com boas maneiras e principalmente sermos éticos em nossas ações. Por Sonia Jordão
Por Sônia Jordão
As empresas demitem muito mais por mau comportamento do que por falta de conhecimento. Portanto, é importante agirmos com boas maneiras e principalmente sermos éticos em nossas ações. Algumas regras simples e que funcionam:
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Ser cortês com clientes internos e externos e ainda com todos os públicos relevantes.
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Planejar a ausência ao trabalho, sempre que possível, de modo a permitir fluxo normal das responsabilidades.
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Ser pontual em termos de horário de trabalho e observar prazos estabelecidos.
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Demonstrar interesse pelo próprio desenvolvimento, participando de reuniões, encontros, eventos de formação e treinamento.
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Zelar pelo bom nome da empresa. Agir de forma irrepreensível, dentro e fora da organização. Nunca falar mal da empresa em locais públicos.
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Não fumar quando esta prática é proibida.
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Apresentar-se sóbrio ao trabalho.
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Agir de modo participativo, de modo que um problema em qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos. Responsabilidade sua, principalmente.
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Ter moral elevado e contribuir para manutenção do clima de trabalho em alto nível.
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Zelar pelo bom nome dos colegas. Varrer de sua vida a fofoca, por mais "bem" intencionada que seja.
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Saber usar a Internet quando está na empresa. Não enviar currículo. Não navegar atrás de pornografia. Evitar ficar muito tempo usando a Internet para fins particulares.
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Ser breve ao telefone e atender com educação.
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Observar políticas, normas e procedimentos.
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Ter cuidado com a higiene pessoal.
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Evitar as brincadeiras. Podem ter a função de aliviar a tensão do grupo em determinado momento e em outros poderá levar um grupo a fugir de uma tarefa.
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Trabalhar sempre com base em fatos. Não julgar baseando-se em suposições.
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Avaliar os riscos de cada decisão que tomar. Medir cuidadosamente as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos.
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Atender a todos os clientes da melhor maneira possível, não importa qual seja sua função.
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Ser comprometido com a organização onde trabalha, não desgastar a imagem da empresa.
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Deficiências internas não devem ser levadas para o cliente externo.
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Todas as promessas ao cliente, inclusive as mais informais, devem ser cumpridas.
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Saber ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes.
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Evitar competições e rivalidades: estas não atendem aos interesses das organizações. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das equipes.
Sônia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados. Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.
E-mail: contato@soniajordao.com.br
Site: www.tecerlideranca.com.br
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