Palestrante Especialista em Liderança e Gestão
Estamos vivendo um período de grandes transformações, exigindo que cada um crie o seu novo "eu". Por Amaury Moraes Junior
Por Amaury Moraes Junior
Estamos vivendo um período de grandes transformações. Este novo ambiente, muito mais dinâmico e competitivo face à globalização, tem demandado das pessoas um novo conjunto de valores, atitudes e aptidões. Esta mudança é muito mais abrangente e complexa que o impacto da revolução industrial no final do século 19, exigindo que cada um crie o seu novo "eu". Neste novo cenário, os aspectos comportamentais e o domínio de várias linguas são características muito mais importantes que o conhecimento técnico. Em função disso, cresce a cada dia a população de excluídos em todos os lugares do planeta. Vejamos alguns dos requisitos da nova economia:
Podemos então chamar estes novos requisitos de competências, não podemos?
Afinal, o que é competência?
... é a capacidade de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade (Novo Dicionário da Língua Portuguesa)
... é a capacidade de realizar determinado trabalho." (Renascimento)
... habilidades necessárias para o exercício de atividades específicas. (Taylorismo)
...é uma característica subjacente de um indivíduo que resulta em desempenho efetivamente superior em um dado cargo. (G.O .Klemp - Década de 50)
...é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que têm mostrado causar ou predizer desempenho excelente. (HAY/McBER)
... é o conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram diferencial competitivo para a organização, geram valor distintivo percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitadas. (Prahalad & Hamel)
... conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função. (Magalhães)
... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito. ( Durand)
... um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. (Maria Tereza Fleury)
... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que pessoas ou organizações colocam em prática destacando-se e alcançando resultados favoráveis (Maria Rita Gramigna)
... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas pessoas, equipes ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se destacar em determinados contextos.(Claude Lévy-Leboyer)
Maria Rita Gramigna fala também na árvore das competências profissionais, que é uma ferramenta que possibilita traçar planos de auto-desenvolvimento, com base nas competências essenciais. Dr. Helbert Kellner, detentor da metodologia star de avaliação em vendas, usa a metáfora da árvore para indicar os três indicadores de uma competência.
Atitudes X Conhecimentos
Defino competência como "a capacidade que uma pessoa tem em atingir seus desafios e responsabilidades".
Existe uma grande discussão conceitual: por competência se entende apenas os aspectos comportamentais ou o conceito é mais abrangente, compreendendo os conhecimentos, habilidades e comportamentos, como é defendido pela maioria dos autores da atualidade.
Particularmente, tenho restrições à esta definição, já que o diferencial competitivo preconizado por Prahalad está contido nos aspectos cognitivos das pessoas. Nos dias atuais, cada vez mais, conhecimentos e habilidades estão nivelados. O diferencial está, portanto, no jeito de ser "o eu" das pessoas. A tabela abaixo demonstra as diferenças entre os aspectos técnicos e os comportamentais:
TABELA I | Conhecimento e Habilidade | Comportamental |
Natureza dos gaps | Conceitual ou aptidão | Atitudes e valores |
Correção dos gaps | Rápida | Demorada |
Forma de correção | Treinamento formal e laboratório | testes, role play, coach e política de consequências |
Em situação de stress | Não muda | Instável |
Impacto do ambiente | Pouca influência | Alta influência |
Motivação | Pouca influência | Alta influência |
As competências devem agregar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo (Fleury e Fleury, 2000). No meio acadêmico e empresarial, ainda não há uma homogeneidade quanto à sua definição, mas reconhece-se dois tipos de competências: as competências dos indivíduos e as competências organizacionais. Há uma tendência de se considerar a competência do indivíduo associada à idéia de ação adequada a um contexto, e a competência organizacional associada a forma como a empresa expressa seu aprendizado coletivo, através de "um conjunto de habilidades e tecnologias" (Hamel e Prahalad, 1995).
Ricardo Xavier publica em seu último livro, o resultado de uma pesquisa junto a um grupo de 115 executivos, que avaliaram as qualidades essenciais ou desejáveis para o executivo. As competências consideradas mais importantes foram:
Principais características das competências:
Gerald Ledford da University of Southern California recomenda seis características que um modelo de competências sempre deve possuir.
Segundo Vicente Picarelli os passos que devem ser seguidos para a identificação de um modelo de competências são os seguintes:
Para que servem as competências?
Praticamente todas as funções do RH se utilizam deste recurso. As aplicações mais usuais são:
Amaury Moraes Junior
E-mail: amaury.moraes@cognoscere.com.br
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