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Modelo de competências

Estamos vivendo um período de grandes transformações, exigindo que cada um crie o seu novo "eu". Por Amaury Moraes Junior

Por Amaury Moraes Junior

Estamos vivendo um período de grandes transformações. Este novo ambiente, muito mais dinâmico e competitivo face à globalização, tem demandado das pessoas um novo conjunto de valores, atitudes e aptidões. Esta mudança é muito mais abrangente e complexa que o impacto da revolução industrial no final do século 19, exigindo que cada um crie o seu novo "eu". Neste novo cenário, os aspectos comportamentais e o domínio de várias linguas são características muito mais importantes que o conhecimento técnico. Em função disso, cresce a cada dia a população de excluídos em todos os lugares do planeta. Vejamos alguns dos requisitos da nova economia:

  • Agilidade
  • Senso de urgência
  • Flexibilidade
  • Trabalho em time
  • Compartilhamento de idéias e conhecimentos
  • Inovação
  • Aprendizado contínuo
  • Influência
  • Liderança
  • Visão estratégica

Podemos então chamar estes novos requisitos de competências, não podemos?

Afinal, o que é competência?

... é a capacidade de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade (Novo Dicionário da Língua Portuguesa)

... é a capacidade de realizar determinado trabalho." (Renascimento)

... habilidades necessárias para o exercício de atividades específicas. (Taylorismo)

...é uma característica subjacente de um indivíduo que resulta em desempenho efetivamente superior em um dado cargo. (G.O .Klemp - Década de 50)

...é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que têm mostrado causar ou predizer desempenho excelente. (HAY/McBER)

... é o conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram diferencial competitivo para a organização, geram valor distintivo percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitadas. (Prahalad & Hamel)

... conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função. (Magalhães)

... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito. ( Durand)

... um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. (Maria Tereza Fleury)

... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que pessoas ou organizações colocam em prática destacando-se e alcançando resultados favoráveis (Maria Rita Gramigna)

... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas pessoas, equipes ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se destacar em determinados contextos.(Claude Lévy-Leboyer)

Maria Rita Gramigna fala também na árvore das competências profissionais, que é uma ferramenta que possibilita traçar planos de auto-desenvolvimento, com base nas competências essenciais. Dr. Helbert Kellner, detentor da metodologia star de avaliação em vendas, usa a metáfora da árvore para indicar os três indicadores de uma competência.

Atitudes X Conhecimentos

Defino competência como "a capacidade que uma pessoa tem em atingir seus desafios e responsabilidades".

Existe uma grande discussão conceitual: por competência se entende apenas os aspectos comportamentais ou o conceito é mais abrangente, compreendendo os conhecimentos, habilidades e comportamentos, como é defendido pela maioria dos autores da atualidade.

Particularmente, tenho restrições à esta definição, já que o diferencial competitivo preconizado por Prahalad está contido nos aspectos cognitivos das pessoas. Nos dias atuais, cada vez mais, conhecimentos e habilidades estão nivelados. O diferencial está, portanto, no jeito de ser "o eu" das pessoas. A tabela abaixo demonstra as diferenças entre os aspectos técnicos e os comportamentais:

 

TABELA I Conhecimento e Habilidade Comportamental
Natureza dos gaps Conceitual ou aptidão Atitudes e valores
Correção dos gaps Rápida Demorada
Forma de correção Treinamento formal e laboratório testes, role play, coach e política de consequências
Em situação de stress Não muda Instável
Impacto do ambiente Pouca influência Alta influência
Motivação Pouca influência Alta influência

 

As competências devem agregar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo (Fleury e Fleury, 2000). No meio acadêmico e empresarial, ainda não há uma homogeneidade quanto à sua definição, mas reconhece-se dois tipos de competências: as competências dos indivíduos e as competências organizacionais. Há uma tendência de se considerar a competência do indivíduo associada à idéia de ação adequada a um contexto, e a competência organizacional associada a forma como a empresa expressa seu aprendizado coletivo, através de "um conjunto de habilidades e tecnologias" (Hamel e Prahalad, 1995).

Ricardo Xavier publica em seu último livro, o resultado de uma pesquisa junto a um grupo de 115 executivos, que avaliaram as qualidades essenciais ou desejáveis para o executivo. As competências consideradas mais importantes foram:

  • Comprometimento
  • Criatividade
  • Gostar do trabalho
  • Habilidade de comunicação
  • Honestidade
  • Iniciativa, espírito empreendedor
  • Liderança
  • Motivação
  • Orientação estratégica
  • Relacionamento interpessoal
  • Responsabilidade

Principais características das competências:

Gerald Ledford da University of Southern California recomenda seis características que um modelo de competências sempre deve possuir.

  • Estreita versus Genérica Existente versus nova
  • De baixo para cima versus de cima para baixo
  • Complexa e precisa versus
  • Enxuto e ágil Observável versus Abstrata
  • Princípios duráveis versus Princípios temporários
  • Identificando Competências

Segundo Vicente Picarelli os passos que devem ser seguidos para a identificação de um modelo de competências são os seguintes:

  • Levantar as informações relacionadas à intenção estratégica da empresa: visão de futuro, direcionamento estratégico e missão;
  • Identificar as competências essenciais da organização;
  • Desdobrar as competências essenciais (coletivas) em cada área e processo;
  • Desdobrar as competências grupais em competências individuais

Para que servem as competências?

Praticamente todas as funções do RH se utilizam deste recurso. As aplicações mais usuais são:

  1. Seleção de candidatos
  2. Avaliação de potencial
  3. Avaliação de desempenho
  4. Plano de carreira e Sucessão 
  5. Remuneração
  6. Treinamento

Amaury Moraes Junior

E-mail: amaury.moraes@cognoscere.com.br

Site: www.cognoscere.com.br 



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