Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Prefácio do livro: E agora, Alex? - Liderança, talentos e resultados.

Leia aqui o prefácio do meu novo livro: E agora Alex?

Muitos profissionais veem-se diante de dúvidas acerca de qual rumo dar às suas carreiras. Alguns apreciam seu trabalho, mas não a empresa onde estão. Outros admiram a harmonia conquistada, mas não têm qualquer prazer no exercício de suas atividades. Uns recebem propostas para mudar de emprego, financeiramente desfavoráveis, porém desafiadoras. Outros têm diante de si um vasto leque de opções, muitas coisas por fazer, mas não conseguem abraçar a tudo.

Todas estas pessoas têm algo em comum: a necessidade premente de fazer escolhas. Lembro-me de Clarice Lispector: “Entre o sim e o não, só existe um caminho: escolher”.

Acredito que quase todos nós vivenciamos ao longo de nossa trajetória um “dilema da virada”. Trata-se de um momento especial em que uma decisão específica e irrevogável tem que ser tomada apenas porque a vida não pode continuar como está. Alguns passam por isso aos 15 anos, outros, aos 50. Há aqueles que talvez nunca tomem esta decisão, e outros que o façam várias vezes no decorrer de sua existência.

Fazer escolhas implica renunciar a alguns desejos para viabilizar outros. Você troca segurança por desafio, dinheiro por satisfação, o pouco certo pelo muito duvidoso. Escolhas são feitas com base em nossas preferências. E a etimologia nos ensina que o verbo “preferir” vem do latim praeferere e significa “levar à frente”. Parece-me uma indicação clara de que nossas escolhas devem ser feitas com os olhos no futuro, no uso de nosso livre-arbítrio.

Em 1690, o filósofo inglês John Locke resgatou o conceito aristotélico da “tábula rasa” para defender a tese de que nossa vida é como uma folha de papel em branco esperando para ser preenchida. Esta é a base do empirismo, segundo o qual nosso conhecimento não é inato, mas uma decorrência das experiências adquiridas.

Alex, o protagonista da história cuja leitura você desfrutará a seguir, é um personagem da vida real. Ele foi instruído pela mãe sobre a relevância do aprendizado contínuo, lapidado no decorrer da sua jornada pela importância de cultivar valores virtuosos como a ética e a fidelidade, forjado por opção em se espelhar nas ideias de grandes pensadores e fazer suas próprias escolhas.

Dentro deste contexto, deixo um convite a você, leitor, para que espelhe na história de Alex a sua própria trajetória. Você já identificou suas principais competências e as tem desenvolvido? Como tem conciliado sua vida pessoal e profissional? Como tem preenchido sua folha de papel branco?

Os gregos não escreviam obituários. Quando um homem morria, faziam uma pergunta: “Ele viveu com paixão?”

Qual seria a resposta para você? 

Tom Coelho é educador, escritor e conferencista.



Compartilhe: