Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Programa 5S

O Programa 5S é uma filosofia que, através da organização do local de trabalho e melhoria dos hábitos das pessoas, visa o aumento do bem estar no trabalho, diminuição de desperdícios, redução de custos, a elevação da motivação e produtividade, além do aumento da segurança das informações. Por Flávio Martins Costa

Por Flávio Martins Costa

O Programa 5S é uma filosofia que, através da organização do local de trabalho e melhoria dos hábitos das pessoas, visa o aumento do bem estar no trabalho, diminuição de desperdícios, redução de custos, a elevação da motivação e produtividade, além do aumento da segurança das informações.

Foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 50 e 60, tendo como um de seus principais estruturadores Kaoru Ishikawa.. Não é um trabalho ou um projeto com datas programadas de início e fim, devendo ser tratado num contínuo, incorporado à filosofia de vida e trabalho das pessoas da organização. Deve ser implantado nas organizações e mantido e melhorado permanentemente.

Pode ser implantado pelos próprios membros da organização ou por auxílio externo de uma consultoria.

Constitui-se em um modo de vida dentro e fora das organizações, podendo ser aplicado também nos lares das pessoas e por elas mesmas, dada a sua simplicidade e baixo investimento de implantação.

Quando da sua concepção, os seus idealizadores encontraram uma excelente coincidência: as palavras que identificavam os pontos a serem implantados coincidiram no sentido de todas começarem pela letra S e ao mesmo tempo eram cinco os pontos fundamentais:

1-SEIRI – Senso de Seleção, Utilização e Descarte

Técnica utilizada para identificar ferramentas, documentos e pastas, objetos e informações, existentes no local de trabalho e dar-lhes o destino adequado: O que é utilizado toda hora é mantido perto, o que é usado pouco, não precisa ser mantido tão perto (em um arquivo comum ou mesmo no almoxarifado, etc), e o que não é usado nunca é descartado.

Importância e vantagens

As principais vantagens do Senso de Seleção, Utilização e Descarte são a liberação de espaço, eliminação de documentos, materiais, ferramentas em excesso, eliminação de dados de controle ultrapassados, eliminação de itens fora de uso e sucata e diminuição de riscos de acidentes. Usualmente gera recursos financeiros pela venda dos inservíveis, incluindo aí a sucata.

2-SEITON – Organização, ordem e arrumação

Após o descarte, passamos a ter maior disponibilidade de áreas. O Seiton é uma atividade para arrumarmos as coisas e áreas que sobraram depois do Seiri. Através dele temos a definição de um lugar para cada coisa e a determinação de que cada coisa deve ser mantida em seu lugar. Os materiais e documentos devem ser colocados em locais de fácil acesso, identificados com facilidade e de maneira que seja simples retirá-los e colocá-los de volta além de possibilitar a verificação de quando estão fora de lugar.

Importância e vantagens

Permite rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos; economia de tempo e diminuição de acidentes.

3-SEISO – Senso de Limpeza

Após termos racionalizado e disponibilizado espaço, bem como definido o lugar de cada coisa, vamos limpar a área de trabalho. Podemos também identificar rotinas que geram sujeira, e buscar modificá-las. Todos os agentes que agridem o meio-ambiente podem ser englobados como sujeira (iluminação deficiente, mau cheiro, ruídos, pouca ventilação, poeira, etc). Cada usuário do ambiente, móveis e máquinas é responsável pela manutenção da limpeza. Sempre deixamos claro que cada um é responsável pela limpeza de seu posto de trabalho e utilizamos a expressão “A melhor maneira de manter limpo é não sujar”.

Importância e vantagens

Traz vantagens como a melhoria do ambiente de trabalho, satisfação dos empregados por trabalharem em ambiente limpo, maior segurança, redução de acidentes, eliminação do desperdício e melhoria da imagem da organização por terceiros (clientes, etc).

4-SEIKETSU – Senso de Saúde Agora vamos manter a higiene em todos os locais por nós frequentados, verificando o estado de implantação dos “5S”, quer sob o aspecto físico, quer sob o aspecto mental. Vamos cuidar da higiene no sentido amplo, tornando o local de trabalho saudável e adequado para a vida no trabalho, bem como cuidar da nossa própria saúde.

Importância e vantagens

Traz vantagens como redução de acidentes, melhoria no ambiente de trabalho, redução de faltas ao trabalho por motivo de saúde e aumento da motivação e produtividade do pessoal.

5-SHITSUKE – Senso de Disciplina ou autodisciplina

Agora é a vez de consolidar todos os 4s anteriores e este último define a necessidade de ter a disciplina de aplicar todos os S a toda hora. Firmemente manter todos os 5S. A disciplina acontece quando as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém veja. Para que esse estágio funcione bem é necessário que todas as pessoas envolvidas discutam e participem da elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no programa 5S.

Importância e vantagens

As vantagens incluem o trabalho diário agradável, a melhoria nas relações humanas, a valorização do ser humano, o cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos e melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho.

Conclusão

Com a implantação do Programa 5S, com certeza a empresa não será a mesma, será muito melhor, com áreas mais bem aproveitadas, arquivos e equipamentos bem estruturados e documentos bem guardados mais fáceis de localizar, o local de trabalho limpo, as pessoas sadias, motivadas e produtivas, menor probabilidade de ocorrência de acidentes do trabalho e produtividade maior.

O Programa 5S traz benefícios positivos para a empresa e para as pessoas.

E-mail: flaviomartins@flaviomartins.com.br  

Sites: www.flaviomartins.com.br



Compartilhe: