Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Carreira e empregos

Preocupo-me com programas eficientes, lógicos, voltados para resultados a curto, médio e longos prazos, que favoreçam o surgimento de novas oportunidades de imediatamente, resolvermos o futuro de nossas gerações, a continuidade de nossa civilização! Por Inês Restier

Por Inês Restier

Falamos e escrevemos muito sobre planos de carreira, planejamento profissional, visando sempre, boas empresas para se trabalhar, com excelentes perspectivas de futuro e sucesso.

Mas essa não é a realidade de mais de 60% de nossa população em idade produtiva!

Onde estamos, Gestores de Pessoas? Conhecemos e enriquecemos as políticas públicas nesse Setor, se é que elas existem? Quais são elas?

É tempo de criarmos coragem e realmente olharmos essa camada da população e verificar o que e como estabelecer um programa eficiente de instrução básica e posteriormente qualificação profissional.

Se o Poder Público não é competente ou não possui comprometimento com seus representantes legitimamente constituídos, nós, ao invés de ficarmos discutindo e cobrando-os em programas de entrevistas ou reportagens frequentemente frequentados apenas com o intuito de projeção e imagem, devemos nos organizar e mobilizar em ações de responsabilidade social que realmente tornem sustentáveis a melhoria de vida dessa camada da população.

Não é possível continuarmos passíveis com essa situação de relaxamento moral, físico, psíquico e intelectual!

Falamos e discutimos a Geração “Y”, de seu imediatismo, do preenchimento de suas expectativas a curto prazo, da flexibilização da Geração “Baby Boom” e Geração “X” para a aceitação dessa nova realidade, mas e essa massa, contínua e presente, constituída por uma somatória de todas essas gerações, que estão literalmente fora de qualquer chance de conseguir espaço na linha de partida dessa corrida alucinada de status social e poder!

Estamos passando por mais um verão com chuvas violentas. Não somos os únicos! Nosso planeta entrou numa fase de re-arrumação que será menos impactante junto às populações que tenham se preparado para isso.

Como podemos esperar superar esses problemas naturais se por falta de instrução e educação, a mais simples das ações não é cumprida? O que fazemos com nosso lixo? Jogamos pelas janelas, acumulamos na porta dos outros, deixamos nas ruas esperando os carros de coleta ou sujeito aos catadores que não se importam de deixar tudo espalhado pelas ruas...

Então, como podemos falar de carreira se não temos pessoas formadas para concorrer a emprego?

E as que já os possuem? Realmente os merecem? Tem feito o seu quinhão moralmente falando? Ou fazem parte dos grupos que discutem esses problemas nos happy hours ou durante palestras e cursos?

Não me preocupo especialmente com a Copa ou com as Olimpíadas, quando estaremos de portas escancaradas para o Mundo, mostrando toda a nossa fragilidade. Não me preocupo com a corrida de programas de maquiagem para tentar sanar essa situação. Preocupo-me com programas eficientes, lógicos, voltados para resultados a curto, médio e longos prazos, que favoreçam o surgimento de novas oportunidades de imediatamente, resolvermos o futuro de nossas gerações, a continuidade de nossa civilização!

Portanto, convido todos a participarem dessa mobilização, sejam Profissionais de Recursos Humanos ou não, afinal, somos todos “pessoas”, sejam contratados ou não de empresas de qualquer segmento: pequenas, médias ou multinacionais. Sejam Associações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONGs, Consultores, enfim, que realmente nos voltemos para a formação dessas pessoas, entregando-lhes aquilo que de mais rico e importante temos: nossa instrução, nossa experiência!

Inês Restier é consultora e diretora da MICR (Consultoria e Treinamento Empresarial) e vice-presidente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da AAPSA (Associação Paulista de Gestores de Pessoas).

e-mail: ines@micr.com.br



Compartilhe: