Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Dicas para ser mais otimista

A realidade existe para ser transformada com nossa expectativa positiva. A seguir ofereço-lhe 7 dicas para você ser mais otimista. Por Dr. Ômar Souki

Por Dr.Ômar Souki

Se tivesse que resumir em uma só frase o que você deve fazer para melhorar a sua qualidade de vida eu simplesmente diria: “seja mais otimista!”. A realidade existe para ser transformada com nossa expectativa positiva, nossa atitude de esperança num mundo melhor, nossa ação persistente e, principalmente, com toneladas de otimismo. A seguir ofereço-lhe 7 dicas para você ser mais otimista: 

  1. Mude para melhor. Tudo na vida é um espelho, quando você muda para melhor, as pessoas respondem melhor à sua presença e você melhora seus resultados na vida e nos negócios. É preciso a cada ano refazer nossos sonhos, colorir a vida com novas cores, admirar novos sons, e provar novos temperos. Acredite mais em você, pois somente através da fé e da ousadia são conquistados os tesouros do céu e da terra. 
  2. Veja uma oportunidade em cada calamidade. Cultive o otimismo. O otimista não permite que uma infelicidade contamine toda a sua vida. Sabe que, muitas vezes, as sementes de uma grande realização aparecem justamente nos momentos de crise. O otimista fala de saúde, felicidade e prosperidade a toda pessoa que encontra em seu caminho. Com isso, irradia energia positiva em seu entorno. Consegue transformar desafios em oportunidades. 
  3. Invista em sua melhoria contínua. É preciso nos reinventarmos a cada momento. Pessoas competentes são regiamente recompensadas. Concordo com Tom Peters quando diz que “Houve uma época em que se matava por terra, pois era escassa. Hoje a escassez é outra: escassez de talentos!” e, também, quando ele afirma que “Há pessoas que são melhores que outras e há pessoas que são incrivelmente melhores que outras”. 
  4. Tenha visão de futuro. Em 1954, após visitar o restaurante dos irmãos McDonald, Ray Kroc teve uma visão: “restaurantes McDonald’s pontilhando encruzilhadas de todo o país desfilavam pelo meu cérebro”. Visualize realizações mais ambiciosas para a sua vida e lembre-se que vai precisar de espírito empreendedor, capacidade de liderança, criatividade, capacidade de trabalhar em grupo e habilidade de comunicação. 
  5. Aprimore sua habilidade de comunicação. As pessoas vencedoras possuem a habilidade de comunicar-se com convicção e elegância. Sabem passar seus sonhos para os outros e obter deles apoio para seus projetos e realizações. Determinam uma missão para a vida e um propósito para cada atividade. Comunicam essa missão para o mundo e sabem que as coisas relacionadas com a missão devem ter prioridade. Fazer mais, mais rápido, sem direção definida, não substitui fazer as coisas que precisam, realmente, ser feitas para concretizar nossos sonhos. 
  6. Acredite nas pessoas. Stephen Covey, autor do livro Os 7hábitos das pessoas muito eficazes, diz que as empresas de sucesso, assim como os homens e as mulheres que atingem posições de liderança, já compreenderam que o bem mais precioso que possuem são as pessoas. As empresas devem pautar o seu trabalho por valores éticos e pelo respeito às pessoas. Só assim conseguirão conquistar uma imagem corporativa de excelência, identidade e fidelidade de seus clientes. 
  7. Pratique exercícios físicos. O nosso corpo precisa do exercício físico para sustentar altos níveis de atividade. É o exercício que mantém nossa força, nossa energia, nosso vigor, nosso otimismo indomável. Já foi cientificamente comprovado que os otimistas são mais saudáveis e vivem muito mais que os realistas ou pessimistas.

Dr. Ômar Souki - Ph.D. em Comunicação pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos e professor de Marketing na Universidade Federal de Minas Gerais, Ômar Souki, foi professor visitante nas Universidades do Texas e de Denver, EUA, e de Aston, Inglaterra. Leciona atualmente no programa de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, onde pesquisa os fatores do sucesso empresarial.

Escritor de fama internacional, publicou 13 obras de sucesso, entre elas, Gênio & Gestão, Emoção é Poder, Paixão por Marketing, A Solução Otimista, A Magia em Você e Acredite! Você tem o Poder!

E-mail: omar@souki.com.br  

Site: www.souki.com.br



Compartilhe: